Cotidiano

São João da Baliza está sem serviço de operadora desde a semana passada

Impossibilitados de usar internet e fazer ligações telefônicas, moradores denunciaram o caso à Folha.

Desde quinta-feira, dia 23, moradores do município de São João da Baliza, na região Sul do Estado, cerca de 290 quilômetros da Capital, reclamam a falta do serviço de telefonia móvel da operadora Tim/Oi. Na manhã desta segunda-feira, 27, a Folha recebeu a denúncia de quem vive na cidade e está impedido de se comunicar com familiares, amigos e de usar o celular para qualquer outra finalidade.

A reportagem conversou com Renato Barbosa, que mora no município e pede solução para o problema que perdura há muitos dias. “De fato nós estamos há mais de cinco dias sem os serviços da telefonia móvel da operadora Tim/Oi, aqui em São João da Baliza, o que ocasiona vários transtornos, sem falar que, hoje, o veículo de informação [celular] acaba sendo também uma ferramenta de trabalho para muita gente”, acrescentou.

Sobre a recorrência de problemas desta natureza, Renato contou que é mais comum os moradores da cidade sofrerem com a falta do sinal de internet, mas que desta vez estão impedidos de fazer até mesmo ligações telefônicas.

“Os colegas me relataram esse problema e, inclusive, continuo recebendo mensagens de que o sinal não voltou. Um colega tentou entrar em contato com a Central de Atendimento [da Operadora], mas é aquele serviço automático, ele não teve paciência, depois de ficar quase 40 minutos e não obter nenhuma resposta”, explicou Renato Barbosa.

No município, pelo menos 50% dos habitantes são clientes da operadora, apesar da insatisfação. Alguns migraram para outro serviço de telefonia, na tentativa de fugir da limitação ocasionada pela falta de internet e pelo uso do telefone para realizar ligações.

A FolhaBV entrou em contato com a Tim/Oi para que se manifestasse sobre a denúncia, informasse sobre as medidas adotadas para sanar o problema da falta de serviço. Em nota, a operadora informou que “está atenta às reclamações dos clientes na cidade de São João da Baliza, em Roraima, e informa que a rede está passando por um período de instabilidade devido a algumas ações de melhoria na rede local”.