Os municípios de São Luiz e São João da Baliza registraram alagamentos durante as fortes chuvas ocorridas na noite dessa sexta-feira, 24, e madrugada de sábado, 25.
2h depois do fim das chuvas, as águas começaram a baixar. Brigadistas da Defesa Civil estiveram nos pontos alagados e prestaram apoio aos moradores.
Durante esse sábado, vistorias nos pontos alagados para analisar os danos estão sendo feitas pela Defesa Civil e serão apresentadas as prefeituras. Além disso, a equipe vai monitorar no PA Sabiá, onde já houve inundação pelo rio Jauaperi e deixou os moradores isolados.
Em São Luiz, os alagamentos foram pontuais em locais onde ocorrem as enchentes. Já em São João da Baliza, as vicinais 28 e 29 também foram afetadas.
O motivo das enchentes seria porque houve a troca dos bueiros de vala de drenagem fluvial, mas com o diâmetro menor que as matilhas trocadas. Com isso, reduziu a vazão do escoamento e causou a inundação.
“A situação voltou ao controle. Uma equipe saiu de Boa Vista ontem a noite e chegou lá por volta das 3h30. Em São João da Baliza, os brigadistas já iniciaram as ações logo no início das chuvas. Pelo o que foi levantado não vai ter necessidade de ninguém permanecer fora de casa já que a água baixou”, explicou o diretor executivo de Proteção Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Alves Ferreira.