Que hoje é dia de São Pedro, todo mundo já sabe, afinal a chuva nesta quinta-feira (29), em Boa Vista, nos lembra do santo. Para a Igreja Católica, não se pode reduzir São Pedro ao “santo das chuvas”, devido sua representação religiosa, ainda mais considerado como o primeiro Papa. Confira a história aqui
No entanto, no imaginário popular, a passagem bíblica, relatada no Evangelho de Mateus, conferiu a São Pedro poderes sobrenaturais. Entre eles, o de controlar as chuvas. “É interpretado que, se ele tem a chave do céu, ele controla o que vem do céu. Não tem fundamento teológico, é algo mais da tradição popular”, afirma o padre e professor da Universidade Católica de Brasília, Fábio Enrique de Souto, ao Uol.
Em Boa Vista, a festa à São Pedro também é acompanha de tradição. A programação começa nesta tarde, às 17h, com a procissão fluvial aos pescadores, que tem saída do Mirante do Parque do Rio Branco.
Em seguida, às 18h, ocorre a procissão terrestre a partir do Porto da Marina Meu Caso. A Missa Solene será às 18h30, na comunidade de São Pedro, localizada na rua Miguel Lupi, 380, no bairro São Pedro.