Cotidiano

Saúde Itinerante levará 500 atendimentos à população

O atendimento será feito mediante distribuição de senhas, por ordem de chegada

Além das ações realizadas regularmente pelo Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), uma das formas que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem para levar seus serviços à população é por meio das parcerias. Neste sábado, 11, a Secretaria oferecerá cerca de 500 atendimentos especializados durante a 7ª edição Estácio Atual de Cidadania 2014.
Os atendimentos serão oferecidos na sede da Faculdade Estácio Atual, de 8h às 13 horas, no bairro União, evento aberto à comunidade, principalmente aos que moram nos bairros adjacentes à instituição de ensino. Dez profissionais de saúde atuarão na ação. O evento lembra o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
A população terá acesso a consultas com médicos especialistas na área de ginecologia, urologia, dermatologia, oftalmologia e clínica geral. O atendimento será feito mediante distribuição de senhas, por ordem de chegada.
O diretor do DPSI, Érich Berger, frisou que com as parcerias, a população é quem sai ganhando. “As pessoas atendidas nestas ações não precisam agendar consultas, são atendidas de imediato, desafogando assim a fila das unidades referências”, disse. Ele explicou que além das consultas, também são oferecidos outros serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.
“A expectativa é atender moradores que residem nas proximidades da instituição, como dos bairros União, Caranã, Jardim Caranã, Jardim Floresta, Caimbé, Santa Tereza e Aeroporto”, disse. Uma das principais demandas da população é por consultas oftalmológicas. Para facilitar a vida da população, o núcleo sempre procura articular a ida de uma ótica credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que após as consultas, já providencia a confecção dos óculos, entregues posteriormente.
ITINERANTE
O objetivo do programa Saúde Itinerante é garantir a assistência de saúde especializada à população do interior. Embora o foco maior seja o interior do Estado, nem todos os atendimentos deste ano ocorreram fora da capital. 
O DPSI já realizou quatro ações, de fevereiro a maio, levando 1.853 atendimentos em complemento aos já oferecidos em unidades de saúde, além de entidades do Sistema S, instituições privadas e no sistema prisional, que já recebeu 354 atendimentos da Saúde Itinerante neste ano.
Fonte: Ascom-Sesau