Cotidiano

Secretária afirma que ano letivo precisa ser concluído em março

Para a secretária, férias em janeiro vão prejudicar os alunos que vão concluir o ensino fundamental e médio e precisam se matricular em cursos profissionalizantes ou em faculdades

A secretária estadual de Educação, Selma Mulinari, explicou hoje à FolhaWeb os motivos que levaram a pasta a não seguir o prazo recomendado no acordo judicial, homologado em outubro, que indicava o período de 23 de dezembro a 23 de janeiro de 2016 para as férias escolares deste ano.

Segundo a secretária, um dos pontos que precisam ser esclarecidos é que o acordo ao final da greve afirma que “preferencialmente” o período das férias seja marcado para o final de dezembro até janeiro. “Isso significa que se caso a medida não prejudique os alunos, poderia ser nesse período, o que não é o caso”, completa.

Ela explicou que a medida é necessária para evitar prejuízos, principalmente, aos alunos que estão concluindo o ensino fundamental, o ensino médio e que estão na expectativa de ingressar seja no ensino profissionalizante como no ensino superior.

Segundo a secretária, se o segundo semestre do ano letivo de 2015 não for concluído em março, dificilmente esses alunos conseguirão se matricular em uma faculdade ou instituições como o IFRR que exigem a comprovação do ensino médio e fundamental, respectivamente.

“Nessas unidades, as aulas iniciam no final de fevereiro. Se as férias escolares da rede estadual forem em janeiro, o ano letivo só vai ser concluído em abril, impossibilitando esses estudantes de ingressar numa faculdade, por exemplo”, explicou a secretária.