Cotidiano

Secretaria de Saúde é obrigada a lotar médicos no Hospital de Mucajaí

Estado deverá destacar dois médicos, por plantão, que pertencem ao quadro de servidores públicos estaduais para o Hospital do município de Mucajaí

A pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), a Justiça deferiu liminar para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promova, no prazo de 48 horas, a lotação de médicos no Hospital Vereador José Guedes Catão, em Mucajaí, a 59 km da capital, sob pena de multa diária.

De acordo com a decisão proferida no último dia 2, pela Juíza da Comarca de Mucajaí, Patrícia Oliveira dos Reis, o Estado deverá destacar dois médicos, por plantão, que pertencem ao quadro de servidores públicos estaduais.

LEIA MAIS AQUI

Vereadores denunciam falta de médicos em hospital de Mucajaí

MPRR ajuíza ação para garantir médicos suficientes no hospital de Mucajaí

O MPRR ajuizou em janeiro deste ano, Ação Civil Pública para obrigar a Sesau a disponibilizar médicos suficientes para suprir a demanda da unidade hospitalar. “O documento foi protocolado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Mucajaí, após diligências no local que constataram a ausência de médicos no hospital”, citou o órgão.

Segundo o Promotor de Justiça, Ulisses Moroni Júnior, a prestação desse serviço deve ser adequada, o que significa dizer que o Estado deve adotar todas as medidas necessárias para garanti-lo.

“Se o serviço ofertado está afetado acentuadamente, a população local está irremediavelmente prejudicada, uma vez que a saúde é requisito essencial e de forma alguma o direito da comunidade usuária pode ser violado”, concluiu o magistrado.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde e a pasta se pronunciou por meio de nota.

Leia na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que não foi oficialmente em relação à decisão judicial referente à liminar do Ministério Público. A Sesau ressalta que tão logo seja notificada manterá o diálogo com o Poder Judiciário, uma vez que tem mantido sempre a cordialidade e atenção às recomendações dos órgãos de controle.

Ressalta que a partir do momento em que Roraima começou a enfrentar a pandemia causada pela covid-19, em março de 2020, foram reforçadas as medidas para manter a estrutura necessária nas unidades que integram a rede estadual, e a contratação de profissionais de saúde faz parte desse pacote.

De 2019 até o momento foram realizados 10 processos seletivos, e destes, dois estão em curso para contratação de profissionais de saúde em diversas áreas incluindo médicos, e ao longo do ano foram contratados cerca de 5 mil profissionais, ou seja, mais de 90% de todos os candidatos aprovados nos processos seletivos foram chamados e estão atuando nas unidades da rede estadual de saúde, na capital e no interior.

A Sesau ressalta que apesar dos esforços, enfrenta dificuldades nas contratações de novos médicos devido a recusa de alguns para atuação em unidades do interior do Estado.

Para sanar esses obstáculos, a Sesau realizou chamadas públicas para contratação de médicos, também de outros estados, interessados em atuar em Roraima.

Por fim, a Secretaria enfatiza que em 2022 abriu novo processo seletivo para contratação de 87 médicos em diversas especialidades. E esta semana foi lançado novo edital para processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva.

Cabe dizer que as futuras convocações serão mantidas enquanto houver a necessidade, independente da pandemia. A intenção do Governo é convocar o maior número de candidatos aprovados, uma vez que praticamente todos aqueles aprovados nos seletivos anteriores foram chamados e estão atuando nas unidades da rede estadual.