Depois que as empresas aéreas TAM e GOL anunciaram mudanças nas suas malhas aéreas e que Roraima iria perder voos diretos para Manaus (AM), uma nova empresa pode estar chegando para suprir essa necessidade de mercado e dar comodidade aos passageiros roraimenses que queiram viajar para a capital amazonense sem ter que fazer escalas em Brasília ou São Paulo, como anunciaram as empresas TAM e GOL.
Segundo informou o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklain, a MAP já demonstrou interesse em operar no Estado atendendo a rota Boa Vista/Manaus. Uma reunião na próxima semana deverá selar a vinda da nova empresa. “Está prevista a vinda da MAP para uma reunião em Roraima na primeira semana de abril. Com as mudanças na malha aérea, pode ser que Roraima ganhe até voos internacionais. Mas tudo será definido nesta reunião”, frisou.
Quanto às conversações que a Comissão Especial do Estado teve com as empresas aéreas TAM e GOL sobre a retirada dos voos de Boa Vista para Manaus, Henklain informou que a justificativa das empresas é a de que os voos para a capital amazonense estavam com poucos passageiros e que a lotação ficava maior para Brasília. Citou ainda a alternativa de a Azul assumir voos só para Manaus.
“A GOL só tem um voo para Manaus e a ideia é mantê-lo. Após os entendimentos, a GOL também está estudando a sua malha aérea para alternar os voos, por exemplo, alguns dias será Boa Vista/Manaus/Brasília e em outros dias será Boa Vista/Brasília direto”, afirmou. “Já a TAM também está estudando a possibilidade de alternar os voos. A companhia Azul acordou que, caso a TAM e a GOL não retomem os voos para Manaus, ela se compromete a repor a demanda”, frisou.
GOL – Em nota, a assessoria de imprensa da GOL, em São Paulo, afirmou que dentro da já anunciada redução de até 6% nas decolagens domésticas no primeiro semestre deste ano, a partir de 1º de maio a rota Boa Vista/Manaus será extinta. “Esta racionalidade de capacidade e otimização da malha visam ajustar a rede à atual demanda”, frisou.
Afirmou ainda que a companhia reitera sua permanência no Aeroporto de Boa Vista com o início de um novo voo diário com destino a Brasília, também a partir de maio, “que possibilitará maior conectividade dos clientes com os demais destinos nacionais e internacionais operados pela GOL e suas parceiras”.
TAM – A assessoria de imprensa da TAM informou que, partir do dia 17 de abril, o voo direto Manaus/Boa Vista será cancelado e que a companhia manterá a Capital de Roraima conectada a outros destinos no Brasil a partir de voos com conexão em Brasília. “O ajuste foi necessário para adequar a malha aérea da companhia ao atual cenário brasileiro desafiador”, frisou.
MPF – A Folha ouviu o Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR), que abriu procedimento sobre o caso e pediu informações às empresas sobre o fim dos voos para Manaus. Em nota, a assessoria do MPF-RR informou que as duas empresas aéreas solicitaram, esta semana, dilação do prazo de dez dias inicialmente estabelecido para se manifestarem sobre o fim dos voos. Devido ao feriado da Semana Santa, o pedido foi concedido pelo MPF.