Cotidiano

Sefaz faz palestra sobre novo sistema

Contribuintes puderam tirar dúvidas a respeito do novo sistema de acesso às notas fiscais eletrônicas emitidas pela Secretaria da Fazenda

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RR), realizou ontem uma palestra para esclarecer as dúvidas que os contribuintes têm a respeito do novo sistema de acesso às notas fiscais eletrônicas no site da Sefaz.
Em novembro de 2014, a Sefaz lançou o novo sistema de acesso às notas fiscais eletrônicas. Desde então, muitos contribuintes e contadores começaram a enfrentar dificuldades com a nova ferramenta. Diante de diversos relatos, o órgão decidiu organizar uma palestra para esclarecer todas as dúvidas existentes. 
O auditor fiscal e chefe de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito da Sefaz, Márcio Picolli, informou que as dúvidas e dificuldades são naturais, pois se trata de uma nova ferramenta. Ele disse que apesar dos embaraços enfrentados, a nova metodologia é mais vantajosa para o contribuinte. 
“Hoje temos duas ferramentas de pesquisa no site, onde o contribuinte tem acesso através da inscrição estadual e senha. Ele consegue consultar as notas fiscais eletrônicas que foram emitidas para ele. A vantagem é o acesso a todos os documentos fiscais eletrônicos que alguém emitiu para ele em algum momento. Isso permite um maior controle e gerenciamento”, explicou.
Picolli destacou as vantagens do novo sistema em comparação com o antigo. “Antes o contribuinte nem tomava conhecimento das notas emitidas em seu nome. Agora, com essa ferramenta, isso ocorre em tempo real, porque em questão de minutos ela cai na base de dados”, disse. 
Conforme o auditor fiscal, a nova metodologia também traz benefícios para a Sefaz. “Nós conseguimos buscar junto ao contribuinte algumas informações, como a confirmação de operações. Iremos trabalhar com mais informações, pois eles poderão nos informar se uma determinada operação, por algum motivo, não aconteceu como era previsto ou até mesmo que ele desconhece aquela nota. Um exemplo deste tipo de situação é quando alguém usa indevidamente a inscrição estadual de outra pessoa para emitir uma nota de forma fraudulenta”. 
O público-alvo da palestra foram os contadores, pois, conforme Picolli, eles são agentes multiplicadores. “Nós fizemos esta parceria com o Sescon para apresentar o sistema a este público, pois eles são os nossos multiplicadores. Repassamos as informações para eles e eles para as suas empresas. Quando ensino um contador, ele consegue trabalhar com 10 ou 15 empresários”, frisou. (I.S)