A população que já tomou a primeira dose da AstraZeneca em Roraima e aguarda o período para se imunizar com a segunda dose deve ficar em alerta. A informação é que a data foi antecipada em cerca de um mês no estado.
O relato é do titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Airton Soligo, em entrevista concedida por telefone nesta terça-feira, 13, durante o programa “Quem é Quem”, apresentado pela radialista Cida Lacerda na Rádio Folha 100.3 FM.
Por conta disso, quem se vacinava com a segunda dose da AstraZeneca no dia 25 de agosto, poderá se vacinar em cerca de 25 de julho. O novo cronograma com as datas de vacinação deverá ser definido pelas secretarias municipais de saúde, responsável pela aplicação das vacinas.
Durante a semana, outros estados como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina decidiram antecipar a aplicação da segunda dose da vacina. A medida foi tomada em razão da circulação de uma nova cepa da doença no país, conhecida como variante Delta e com objetivo de aumentar a parcela da população totalmente imunizada, além de impedir ultrapassar o prazo de 12 semanas entre as doses.
Confira a entrevista na íntegra: