A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai ter início neste domingo (28). Realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), esta será a primeira campanha após o Estado ter sido elevado ao status de médio risco com vacinação pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A solenidade de abertura da campanha acontecerá às 10h, na Fazenda Vale da Serra, na vila de Apiaú, município de Mucajaí. Os produtores terão todo o mês de outubro para vacinar o rebanho e fazer a notificação em um dos 28 escritórios da Aderr, espalhados pelo Estado.
A campanha também vai atingir os rebanhos das comunidades indígenas de Roraima. Por se tratar de áreas de difícil acesso, nessas comunidades a campanha se estenderá até o dia 15 de novembro.
A presidente da Aderr, Rosirayna Rodrigues Remor, chama a atenção dos produtores para a importância de continuarem aderindo à campanha de vacinação, mesmo tendo o Estado alcançado o status de médio risco para aftosa.
“Agora, nossa responsabilidade é muito maior. Conseguimos um feito desejado há vários anos por todos nós, Estado e produtores. E, por isso mesmo, não podemos nos descuidar. Pretendemos alcançar em muito breve, o status de estado livre com vacinação”, destacou Rosirayna. Para que isso ocorra, a presidente enfatiza que é necessários que todos continuem unidos e empenhados nesse propósito. “Na primeira etapa, conseguimos vacinar cerca de 95% de todo o rebanho bovino do estado. Pretendemos superar essa meta.”, finalizou.
Cotidiano