Um segundo caso de sarampo está sendo investigado em Boa Vista. Esta informação foi repassada à FolhaBV, nesta segunda-feira (29), pela coordenadora geral de Vigilância da Saúde, Valdirene Oliveira. No dia 25 deste mês, uma criança imigrante, de um ano, testou positivo para a doença.
Ela contou que uma criança imigrante, oito anos e dos sexo feminino, também estaria internada no Hospital da Criança Santo Antônio, com suspeita de está infectada pela doença, porém, segundo Valdirene, antes de confirmar, investigações estão sendo feitas.
“Roraima ainda lida com o controle da pandemia do coronavírus, e o sarampo, uma doença que já havia sido erradica parece que está retornando. Mas estamos em alerta para evitar um surto no Estado”, disse a coordenadora.
“Para conter o avanço de sarampo, o município está vacinando pessoas de todas as idades sucetíveis de serem infectadas. Uma das ações é feita na Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira, no turno da noite, pois é quando há um maior fluxo de pessoas”, disse.
Segundo Valdirene, um monitoramento está sendo realizado para identificar novos casos e mapear a origem deles. Ela contou que foi acionado um alerta para as unidades de saúde do Estado, pois o sarampo possui sintomas semelhantes aos de gripe e covid-19.
ERRADICAÇÃO
O sarampo estava controlado nas Américas e o Brasil recebeu o certificado de erradicação em 2016 e perdemos no final de 2018.
De janeiro de 2018 até agosto de 2019, foram confirmados 362 casos de sarampo em todo estado de Roraima, sendo que mais de 60% dos casos (220) em pessoas de nacionalidade venezuelana, país que tem surto da doença desde 2017. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença no Estado até o ano de 2019.
Criança é diagnosticada com Sarampo em Boa Vista – Folha de Boa Vista