O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (12), foi marcado pela chegada tranquila dos estudantes aos locais de prova em Boa Vista. Com uma duração menor e sem a temida redação, os candidatos destacaram que estão mais calmos para realizarem as questões que envolvem conhecimentos em ciências da natureza e matemática.
Na Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana, zona Leste de Boa Vista, os estudantes chegavam ao local tentando conter o nervosismo, mas menos ansiosos que no primeiro dia. A recepcionista Melissa Stephanie Cruz, de 17 anos, vai usar a prova como um treino para tentar uma vaga na faculdade no próximo ano.
“Ainda não tenho mente a faculdade que quero cursar ainda pra falar a verdade. Ainda estou no segundo ano [do ensino médio] e penso em fazer administração ou alguma área voltada pra contabilidade, mas eu não sou muito da área de exatas. Sou mais de humanas”, contou.
Já na Escola Estadual Monteiro Lobato, no Centro de Boa Vista, o movimento também era calmo. O candidato Aldevan Machado Filho, de 25 anos, estaca decidido sobre qual carreira cursar.
“Quero fazer Farmácia. Já tentei no ano passado e agora estou pronto pra fazer. Primeiro foi mais difícil pra mim. Agora a expectativa é de que seja mais fácil agora”, acredita Machado.
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre em todo o país. Em Roraima, 9.641 candidatos são esperados para o segundo dia de prova com questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Os portões nos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h (horário local). Os candidatos terão 5h para responder 90 questões de múltipla escolha — 45 de matemática e 45 de ciências da natureza e suas tecnologias.