Desde 21 de dezembro, o trabalhador pode solicitar seguro-desemprego pela internet, através do portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho.
Segundo a professora de Direito e advogada de área trabalhista, Rozinara Barreto, a novidade vem como uma forma de acelerar o acesso do trabalhador ao benefício por meio de agendamentos.
“Para se solicitar o seguro-desemprego, é preciso que o trabalhador faça um cadastro no portal Emprega Brasil. Após isso, ao entrar no site, haverá a opção de solicitar o seguro-desemprego. Haverá algumas informações que precisarão ser dadas para preencher o requerimento e, após isso, em 15 minutos, um horário estará marcado para ir ao Sine, só para confirmar as informações que já estão no site, para evitar fraudes”, explicou.
Rozinara Barreto contou que o cadastro não servirá apenas para solicitar seguro-desemprego, mas também para englobar diversos outros serviços públicos, em uma espécie de convergência de mecanismos trabalhistas.
“Com o cadastro, já poderá aparecer no login as oportunidades de empregos do Sine que estão de acordo com a especialidade do usuário. Além disso, oportunidades de vagas em cursos profissionalizantes também serão disponibilizadas dentro da sua conta, para ajudar a capacitar ainda mais a mão de obra”, afirmou.
A professora também destacou que quanto mais pessoas obterem o cadastro no Emprega Brasil, mais a economia estadual e nacional poderá ser beneficiada com uma rotatividade mais rápida de efetivo, cursos e vagas.
“No estado de Roraima, essa tecnologia poderá agregar muito na empregabilidade. Pois devido à velocidade maior de todo o processo de oferta de vagas, consulta e contratação, o mercado irá girar mais, e mais empresas terão interesse em se inscrever no serviço por verem que agora ele está mais eficiente. O mercado como um todo terá muito a ganhar”, concluiu. (P.B)