Cotidiano

Sejuc adotará procedimentos para apurar condutas de agentes penais

Secretário André Fernandes acredita que maioria dos envolvidos, pode ser inocente, porém é necessário aguardar o término das investigações

O titular da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), André Fernandes, também foi um dos entrevistados do programa Agenda da Semana deste domingo (20), na Folha FM 100.3.

Ele adiantou durante a entrevista conduzida pelo apresentador Getúlio Cruz, que procedimentos internos também serão iniciados, outros já estão em andamento para apurar a conduta dos agentes envolvidos na Operação Alésia, deflagrada pela PF (Polícia Federal), em que 23 agentes da Polícia Penal do Estado foram presos.

A suspeita é que os policiais estejam envolvidos por supostos crimes de participação em organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, peculato, corrupção passiva, prevaricação e lavagem de dinheiro.

Para o secretário, é fundamental que as investigações sejam concluídas o quanto antes. Ele afirmou ainda que acredita na ‘boa fé’, da maioria dos investigados.

“Por enquanto eles continuam na situação de investigados, precisamos aguardar o final da investigação. Vamos abrir procedimentos administrativos internos e  verificar toda a culpabilidade ou não desses agentes. Eu percebo que alguns [agentes] agiram de boa fé na tentativa de resolver algum problema, outros não. Digo ainda, que no meu entender, alguns deveriam ser ouvidos antes e  não presos de imediato, talvez esclarecesse mais os fatos do que a prisão”, disse o secretário. 

André Fernandes frisou também que todos os fatos que serviram como gatilho para esta operação, são anteriores a gestão dele, do ano de 2016, mesmo antes do processo de intervenção federal no Sistema Prisional de Roraima.