Cotidiano

Selecionada por evento internacional, jovem faz vaquinha para ir a Noruega

Universitária Izadora Gonçalves, de 20 anos, tem até 20 de dezembro para conseguir o valor das passagens

Imagine que você recebeu a chance de viver algo que sempre quis. Isto foi exatamente o que aconteceu com a universitária roraimense Izadora Gonçalves, de 20 anos.

Estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela foi selecionada para participar da edição 2023 do ISFiT, Festival Internacional de Estudantes em Trondheim (International Student Festival in Trondheum), na Noruega.

A chance de viver esta experiência, no entanto, possui uma barreira: o preço das passagens aéreas. Desde que descobriu a aprovação, Izadora criou uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro até o dia 20 de dezembro, prazo final dado pelo evento para confirmação da ida dos participantes.

“Eu nunca achei que ia ser selecionada e é muito importante a oportunidade de levar a Roraima para o cenário internacional. Isso é muito para mim, porque eu nasci aqui, eu cresci aqui, é tudo que eu conheço. É uma oportunidade única”, disse.

O ISFiT acontece desde 1990 e reúne estudantes de diversas partes do mundo para debaterem assuntos diferentes e de interesse internacional. O evento vai ocorrer entre os dias 9 e 19 de fevereiro de 2023 e nesta edição, o tema central é polarização. A estudante foi selecionada após escrever redações, em inglês, sobre a temática.

Izadora afirma que está empolgada com a oportunidade, já que levar a cultura roraimense e brasileira para o mundo, sempre foi um sonho. O evento paga todos os custos de hospedagem, transporte e alimentação nos dias de programação.

“Sempre fui apaixonada por aprender, por nossa cultura brasileira, por política e por linguagens. Desde que eu me entendo por gente, o meu sonho sempre foi levar o Brasil para o mundo lá fora, e agora eu tenho essa oportunidade, de levar o orgulho brasileiro e roraimense, mostrar nossa Roraima para todos os alunos lá na Noruega”, declarou.

Para ajudar Izadora, as pessoas interessadas podem doar diretamente no link da vaquinha virtual ou entrar em contato por meio do perfil pessoal da estudante.