Uma empresa de Unidade de Produtos de Abelha recebeu o primeiro título de registro do Serviço de Inspeção Estadual – S.I.E do ano de 2022 entregue pela Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), nessa segunda-feira, 10 .
Desde 2012, o registro é emitido pela Aderr, que trabalha para assegurar a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos roraimenses, garantindo também a confiabilidade das empresas. O documento dá legalidade de venda do produto em todo o Estado e o torna sanitariamente seguro.
Esse é um incentivo aos microempreendedores individuais (MEI) e para os agricultores familiares (DAP), visto que há flexibilizações para este público, como explica o gerente de inspeção de produtos de origem artesanal, Diego Costa.
“Nesta categoria as exigências são equacionadas para as pequenas produções, porém mantendo toda a exigência sanitária. Os artesanais também são isentos de taxas dentro da Aderr.”
Assim, a empresa tem o aval para atender todos os mercados locais, gerando também empregos no mercado de trabalho e trazendo mais lucro, beneficiando a todos.
COMO GARANTIR O TÍTULO
Para garantir a certificação da qualidade do que está sendo oferecido, são feitas vistorias de construção no local, aprovação de planta e terreno onde o produto é fabricado. Além disso, a empresa precisa apresentar documentos como licença Ambiental, alvará, análise de água.
É essencial que para evitar gastos na hora de legalizar a empresa, os empresários, microempreendedores ou agricultores, procurem a Aderr para se informar das exigências de cada categoria. “As construções devem seguir padrões de qualidade, fluxograma e os materiais utilizados na produção também são específicos para esse fim”, pontuou Diego.
Até o momento, foram emitidos 117 títulos para empresas que passaram por essas etapas. Para legalizar a sua empresa procure a GPOA (Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal) na Aderr, que dispõe de todas as informações necessárias ao processo.