Cotidiano

Sem apoio do governo, delegação de Roraima é reduzida e atletas buscam apoio das instituições

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano ocorrem em Aracaju (SE), de hoje até o dia 09 de novembro. A Delegação de Roraima está inscrita com apenas 72 atletas nas modalidades de basquetebol masculino e feminino (UFRR), handebol feminino (UFRR) e masculino (Faculdade Cathedral) e voleibol feminino (Estácio), além de atletas das modalidades individuais de natação, ginástica rítmica, atletismo, tênis de quadra e judô.
De início, a exemplo de anos anteriores, a Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) aguardava o apoio do Governo do Estado, com doação 164 passagens para os atletas representarem o Estado. Não foi o que aconteceu este ano e o número de atletas teve que cair pela metade.
Alguns atletas ainda buscam apoio com parentes, amigos, empresários e até da própria instituição de ensino, embora a assessoria de comunicação da Fuer esclareça que a responsabilidade de enviar atletas para as competições dos JUBs fica a cargo das Instituições de Ensino Superior (IES).
“As instituições garantem a vaga dos seus atletas após classificação na Etapa Estadual da competição, a qual foi realizada este ano em Roraima nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho, com a participação de 233 alunos de sete IES. Com o encerramento das competições em âmbito estadual, os atletas são devidamente informados da responsabilidade de, juntamente com suas respectivas IES, adquirirem as passagens para a participação na Etapa Nacional da competição”, disse.
“Contudo, a Fuer, em prol do desenvolvimento do Desporto Universitário no Estado, realiza sua parte buscando parcerias com diversas instituições, entre elas o Governo do Estado de Roraima, que nos últimos três anos, vem promovendo a participação maciça dos atletas de Roraima nas competições nacionais universitárias. Somente nas três últimas edições dos JUBs, em 2011, 2012 e 2013, participaram 384 atletas”, afirmou.
A assessoria detalhou que o resultado do investimento veio no ano passado, quando os representantes de Roraima conquistaram cinco medalhas para o Estado nos JUBs realizados em Goiânia: uma de ouro e uma prata no atletismo, com um atleta da Estácio/Atual; uma prata no xadrez masculino, com o atleta da UFRR; bronze na natação, com uma atleta da Estácio Atual; e outra medalha de bronze, com o handebol masculino da Faculdade Cathedral.
“A Fuer esclarece que tem o Governo do Estado de Roraima como seu principal parceiro na promoção de todos os seus eventos, que entende e respeita a manifestação do Executivo e a legislação em vigor, e que manterá esta parceria sólida constituída ao longo da última gestão”, frisou.
GOVERNO – Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) informou que o que motivou a não atender ao pedido da Fuer este ano foi um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
“A Procuradoria-Geral do Estado manifestou a impossibilidade jurídica em relação à doação de 164 passagens aéreas para a Federação Universitária de Esportes de Roraima, considerando o ano eleitoral que proíbe, à luz da legislação eleitoral, a distribuição de bens e valores por parte da administração pública”, frisou. (R.R)