Cotidiano

Sem carteiras, alunos estudam no chão

Crianças improvisam como podem, usando as mochilas como apoio, comprometendo inclusive a saúde de suas colunas vertebrais

Sem carteiras nas salas de aula, alunos da Escola Municipal Casimiro de Abreu, no Município de Pacaraima, Norte do Estado, estão enfrentando dificuldades para estudar. O número de carteiras disponíveis é insuficiente para acomodar todos os alunos. Funcionários afirmam que já relataram a situação para a Prefeitura, mas nada foi feito.
Um funcionário que pediu para ter a identidade preservada informou que, em algumas salas de aula, os alunos são obrigados a sentar no chão. “Todos querem encerrar o ano letivo e ficar de férias o mais rápido possível, por isso ainda frequentam as aulas, apesar de tudo”, disse. A falta de carteiras prejudica na hora das avaliações. “Os alunos fazem a prova de qualquer jeito. São obrigados a usar livros e mochilas como apoio. Não podemos nem cobrar bons resultados em uma situação dessas”.
O funcionário relatou que a falta de um local para sentar prejudica a saúde dos alunos. “É prejudicial para a coluna sentar de qualquer jeito. Alguns até relatam dores nas costas. Essa situação nos desmotiva. Já relatamos o problema para a Prefeitura, mas eles sempre nos informam que irão resolver, mas até agora nada foi feito”, afirmou.
Conforme o funcionário, no início do ano a escola recebeu carteiras, porém em quantidade insuficiente. “Algumas salas ficaram com a quantidade certa de cadeiras e outras não. A Prefeitura deveria ter feito um estudo para pedir o número certo”, frisou.
OUTRO LADO – A secretária municipal de Educação de Pacaraima, Edna Souza, informou que em março deste ano a escola recebeu 101 novas carteiras. “Fizemos uma compra de 161 carteiras e mais da metade foi destinada somente para a Casimiro de Abreu. Desconheço esta situação, ninguém nunca relatou este tipo de problema”, disse. (I.S)