Desde o ano passado, os motoristas que trafegam pela Avenida das Guianas, que fica entre os bairros 13 de Setembro e São Vicente, na zona Sul, têm sofrido com as obras no local. A situação é ainda pior durante a noite, pois a via está totalmente sem iluminação, dificultando o trânsito. A Prefeitura de Boa Vista informou que as obras estão em andamento, mas não se posicionou sobre o prazo para término do serviço.
O empresário João Rodrigues, que passa constantemente pela avenida, disse que o problema é tão grave que, na última semana, resultou na morte de um ciclista, referindo-se ao morador do bairro 13 de Setembro, Eduardo Carioca, que morreu no dia 5 deste mês, no início da noite, após ser atropelado por um veículo. “Essa obra está acontecendo há meses, desde o ano passado, e tem trazido muitos problemas para os motoristas e moradores da região. Além dos desvios que temos que fazer, a falta de sinalização dificulta ainda mais. É um perigo total”, comentou o empresário.
A falta de iluminação tem aumentado os transtornos. “Depois que o ciclista morreu, instalaram um semáforo no cruzamento, mas isso não é o suficiente. Precisamos enxergar para dirigir, pois do jeito que está não temos condições para isso. Caso contrário, mais acidentes vão acontecer. Todas as pessoas que converso por aqui reclamam deste problema. Está muito perigoso”, disse.
Outro condutor, que preferiu anonimato, disse que na noite da última sexta-feira, 10, por pouco não sofreu um acidente. “Eu quase atropelei um ciclista porque não dava para enxergar nada. A avenida fica um breu à noite. Se o carro tiver insul-film é ainda pior, é preciso baixar os vidros para dirigir”, complementou.
OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que os serviços feitos na Avenida das Guianas ainda estão em andamento. Mas não se manifestou sobre o prazo para o término. “A Prefeitura de Boa Vista pede paciência para a população e reforça que, em obras desse porte, os transtornos são inevitáveis, no entanto, os benefícios ficarão”, afirmou.
Sobre a iluminação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos ressaltou, em nota, que está trabalhando para ajustar o problema o mais rápido possível. “É importante destacar que a reestruturação do local vai beneficiar os comerciantes, moradores da região e até de outros municípios que passam todos os dias pelo trecho. Dentre os serviços realizados estão: a ampliação das faixas de tráfego, construção de calçadas, canteiros, estacionamentos e recapeamento”, concluiu. (B.B)