Roraima é o único estado a não emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços (MGI). A responsabilidade pela emissão do documento no Estado é do Instituto Odílio Cruz, da Polícia Civil de Roraima, que ainda não iniciou o serviço.
O prazo para que os estados começassem a emissão do documento era 11 de janeiro. Na época, a polícia relatou à reportagem que fatores da esfera federal estavam causando “lentidão no início do processo“. Mas que estava em alinhamento com a administração para resolver problemas como reconhecimento de acentuação e quantidade de dados.
Seis meses depois, a PCRR anunciou que o Instituto já estava apto a emitir o modelo atualizado do Registro Geral (RG) e deu um prazo. “Nos próximos 45 dias, Roraima estará em condições de emitir o novo documento”, informaram na época. O período anunciado encerrou no mês passado.
Uma fonte da reportagem informou que existe a possibilidade de que o CIN seja lançado em Roraima na próxima terça-feira,17, .
A Folha procurou a Polícia para saber porque Roraima ainda não emite o documento e quando será possível solicitar. No entanto, não houve resposta até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.