As ações do projeto Concórdia Virtual deverão ser intensificadas durante a Semana Nacional de Conciliação que inicia nesta segunda-feira, 30, e segue até sexta-feira, dia 4 de dezembro.
O projeto foi lançado em abril deste ano pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), com o objetivo de viabilizar a mediação e a conciliação para resolução de conflitos, mesmo durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O Concórdia Virtual possibilita que o trabalho de mediação e conciliação também seja realizado com a ajuda da tecnologia. As sessões e audiências são realizadas por meio de um módulo do sistema Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências), viabilizado pela TI (Tecnologia da Informação) do TJRR, que utiliza recursos de Inteligência Artificial e já vem sendo amplamente aplicado na realização de videoconferências e audiências presenciais; além de gravação e degravação de depoimentos e inserção dos termos diretamente nos processos eletrônicos.
Com esse suporte, a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) organizou uma agenda ampla de audiências, com base nas principais demandas que chegam ao TJRR, como conflitos familiares e relativos ao direito do consumidor, por exemplo.
O juiz coordenador do Nupemec, Aluízio Vieira, garantiu que a conciliação e a mediação fazem parte das prioridades do Tribunal de Justiça de Roraima, tendo em vista que é uma das melhores alternativas para a promoção da paz social.
“Temos alcançado bons índices de conciliação desde o ano passado e pretendemos seguir trabalhando por iniciativas próprias, como com o ConciliaRR [Concilia Roraima – Mês Estadual da Conciliação], e seguindo as ações do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], aderindo sempre à Semana Nacional de Conciliação”, comentou.
Desde o início do funcionamento do Concórdia Virtual, o TJRR realizou mais de 2.000 conciliações, o que corresponde a mais de 300 conciliações por mês neste período de pandemia.
A estimativa da equipe do Nupemec é que durante a Semana Nacional de Conciliação cerca de 500 acordos sejam alcançados por meio da promoção das ações da campanha do CNJ, realizada em todo o país.