Cotidiano

Semana Santa começa com Domingo de Ramos nas comunidades católicas

Celebrações ao longo da semana vão lembrar os últimos passos de Jesus Cristo antes de ser crucificado

Como parte da programação da Semana Santa, a Igreja Católica em Roraima se prepara para realizar a missa do Domingo de Ramos, que marca a chegada de Jesus a Jerusalém, antes da Páscoa. Conforme o pároco da Igreja de São Francisco das Chagas, bairro São Francisco, zona Norte, padre Mário Castro, as celebrações da semana são seguidas por todas as comunidades católicas, uma vez que o ato simboliza a jornada de Jesus Cristo à salvação da humanidade por meio de sua morte e ressurreição.

“Essa data é importante para a fé cristã, pois marca todo o legado de Cristo na Terra, desde a sua aclamação, passando pela morte até a sua ressurreição. É o momento onde nós presenciamos todo um processo de entrega de Jesus à sua missão, cumprindo a promessa que Deus fez aos antigos, que seria mandar um Salvador. Só que esse Salvador tem características diferentes do que o povo de Israel esperava. O povo esperava um rei, um político que assumisse o poder e tudo mais. Mas o legado de Jesus era diferente, tendo como legado nos libertar”, disse.

Após o Domingo de Ramos, a programação segue com a realização da Missa dos Santos Óleos, na terça-feira, 23. Haverá celebração às 19h30 na Catedral Cristo Redentor, localizada no Centro. Na quinta-feira, 24, é a vez da celebração da Missa do Lava Pés. Além de outras comunidades, haverá missa às 19h30 nas comunidades de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida, e São Francisco.

“Logo após a missa, haverá a realização do que chamamos de Vigília e Adoração ao Santíssimo, que vai até as 05 horas de sexta-feira. É bom ressaltar que essa celebração ocorrerá somente na comunidade de São Francisco das Chagas”, destacou Castro, referindo-se a esta paróquia, mas outras comunidades também realizam a programação.

A Sexta-Feira Santa, 25, é o ponto mais importante da programação, quando é realizada a Via Sacra, relembrando os passos antes da morte de Jesus. O rito iniciará às 05h30, partindo da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, bairro São Vicente, zona Sul, até a Igreja de São Francisco das Chagas, zona Norte. Ainda no mesmo dia, às 15 horas, será realizada a Adoração da Santa Cruz, também na igreja de São Francisco.

No Sábado de Aleluia, 26, haverá a Vigília da Páscoa, a partir das 19h30. Esta será a única celebração que ocorrerá no dia, sendo realizada na Igreja São Mateus, bairro Caçari, zona Norte. Fechando a programação, a Missa da Páscoa, no domingo, 27, em todas as igrejas católicas do Estado. “O reinado de Jesus foi de nos libertar de vários sentimentos impuros e abraçar o reino de Deus, que é o reino de justiça, de amor e paz, pois esse é o grande sonho do nosso criador”, frisou o pároco. (M.L)