Cotidiano

Servidor denuncia atraso no pagamento de diárias

O mesmo relatou que órgão tem pressionado trabalhadores a participar de reuniões políticas

Um servidor público da Superintendência de Assuntos Indígenas (SAI), departamento vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas (SMGA) procurou a FolhaWeb para denunciar atraso no pagamento de diárias.

Conforme o servidor, das 15 diárias que os trabalhadores têm direito, apenas cinco foram repassadas pelo órgão. “Somos responsáveis por preparar a terra para o plantio e esse serviço é feito nas zonas rurais e indígenas de atribuição do município. Começamos a trabalhar em campo no dia 12 de maio e retornamos do dia 20 de julho. Desse período, recebemos apenas cinco diárias e toda vez que a gente cobra o nosso chefe, ele não dá resposta vagas e às vezes fica até zangado”, afirmou.

Ao todo, mais de 100 servidores, entre tratoristas, agrônomos, mecânicos e outros, são afetados com o problema. “Durante essas diárias, houve a necessidade de dormir nessas áreas. Então, nada mais justo que façam o pagamento, pois já se passaram mais de 60 dias. Fizemos a nossa parte e não recebemos o que é de direito nosso”, frisou.

O servidor denunciou também pressão por parte da pasta em relação à participação dos trabalhadores nas reuniões políticas para a reeleição da atual gestão. “A maioria desse pessoal é cargo comissionado e eles se sentem pressionados por medo de serem exonerados, e agora estão obrigando o pessoal a participarem das reuniões de campanha eleitoral”, pontuou.

O OUTRO LADO

À FolhaWeb, a Prefeitura de Boa Vista explicou que devido a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o procedimento de pagamento, que anteriormente era concentrado em um único empenho, passou a ter que estar relacionado a um empenho por servidor/diária, o que demanda um pouco mais de tempo na tramitação legal da documentação para pagamento. Informa ainda que os pagamentos já estão no Tesouro Municipal aguardando apenas a quitação.

A nota destaca ainda que a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) lamenta que algumas pessoas estejam aproveitando o período eleitoral para tentar denegrir e pôr em dúvida a integridade dos gestores públicos e que em momento algum a gestão municipal interfere na liberdade de escolha do servidor, por respeitar o princípio democrático e a liberdade das pessoas.

“A Prefeitura de Boa Vista reitera o compromisso de priorizar o servidor com ações que visem garantir sua dignidade, como é o caso da manutenção de um calendário anual de pagamento dos salários, onde o servidor sabe exatamente e SEM ATRASO o dia em que seus vencimentos estejam disponíveis”, finalizou.