Cerca de 200 servidores da Companhia Energética de Roraima (CERR) realizaram, na manhã de ontem, um ato público em protesto por melhores condições salariais dos profissionais que prestam serviços para aquele órgão. A mobilização ocorreu em frente à sede da companhia, localizada no bairro Calungá, zona Sul da Capital.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Roraima (STIURR), João do Povo, os servidores cobram uma resposta do Governo do Estado em relação a não efetuação dos salários no quinto dia útil de cada mês. O problema estaria ocorrendo há pelo menos quatro meses.
“Nós temos um acordo coletivo, no qual está tabulado que a empresa tem a obrigatoriedade de efetuar os pagamentos no quinto dia útil do mês subsequente.
Em função desses problemas, a categoria encontra-se em uma situação vexatória, resolvendo assim realizar esse ato público, em função da não realização do depósito dos pagamentos pelo governo”, contou.
Segundo o diretor, este é o segundo ato público realizado pala categoria só esse ano, sendo o primeiro ocorrido em julho. Caso não haja acordo, a previsão é que ocorram outros movimentos similares. “Queremos enfatizar que se a empresa continuar com essa política de atrasos salariais, nós vamos continuar a realizar os nossos atos públicos”, concluiu.
Outro ponto da reivindicação dos trabalhadores é o comportamento da empresa perante as necessidades dos servidores da entidade. “Em relação à quota ativa que é dada ao trabalhador com relação a ações judiciais, nós estamos observando que a empresa se esmera no sentido de se eximir a pagar os direitos trabalhistas dos companheiros, ao invés de colocar a empresa em uma situação mais confortável. A direção da empresa não tem um comportamento que contemple a expectativa do trabalhador, muito menos da empresa”, reforçou.
GOVERNO – O Governo do Estado informou que, devido à situação financeira do Estado, o repasse não tem sido feito dentro dos cinco dias úteis previstos no acordo. “O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente determina que os salários dos funcionários da Cerr (Companhia Energética de Roraima) devem ser pagos até o 5º dia útil de cada mês, ou seja, este mês de setembro o pagamento deveria ter sido feito no último dia 8, completando nesta quarta-feira, dia 9, um dia de atraso”, diz a nota.
No entanto, a nota ressalta que a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) se comprometeu em efetuar o repasse sempre no dia 10 de cada mês. (M.L)