Cotidiano

Servidores da segurança serão vacinados em abril, diz delegado

Segundo Herbert Amorim, dentre os profissionais do sistema de segurança estão policiais, servidores administrativos e do quadro da União

Os servidores do sistema de segurança pública de Roraima devem começar a ser vacinados a partir de abril deste ano. A informação foi confirmada pelo assessor especial do Ministério da Saúde (MS), Airton Cascavel ao delegado-geral, Herbert de Amorim Cardoso, no final da manhã desta quinta-feira, 25.

O delegado-geral afirma que solicitou por ofício no dia 18 de fevereiro ao então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que fosse dada a prioridade para vacinar os profissionais da segurança pública, uma vez que são servidores que estão na linha de frente no combate ao crime.

No início da tarde desta quinta-feira, Airton Cascavel manteve contato com o delegado geral para informar que, apesar da transição no Ministério da Saúde, foi realizada uma articulação que vai permitir que todos os servidores do sistema de segurança pública de Roraima sejam vacinados.

“Foi-nos repassado que o governador Antonio Denarium e o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, já foram comunicados da decisão. Essa informação nos dá mais esperança, pois vivemos tempos difíceis, em que muitos policiais, sejam da Polícia Civil ou de outras forças de segurança, têm adoecido. Então, ficamos mais tranquilizados e convictos, pois entendemos que a cura para essa enfermidade é a vacina”, enfatizou.

Segundo Cardoso, dentre os profissionais do sistema de segurança estão policiais, servidores administrativos e do quadro da União que prestam serviço nas mais diversas unidades. “Solicitamos ao então ministro para que fosse dada prioridade na vacinação aos policiais, devido ao grande risco que enfrentam diariamente, pois estão na linha de frente trabalhando no combate ao crime”, afirmou.

DADOS – Desde o início da pandemia em março de 2020, até 16 de março deste ano, dos 1.108 servidores que prestam serviços na Polícia Civil entre policiais efetivos, da área administrativa e da União, 510 pessoas foram infectadas com o vírus. Destas, 21 foram reinfectadas, 24 foram internados e cinco foram a óbito. Dos servidores que foram a óbito, dois são agentes de polícia, um perito criminal e dois servidores do quadro da União.

Leia mais: 

Roraima registra mais 15 mortes e 249 novos casos de covid – Folha de…