Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) denunciaram à Folha o pagamento incorreto do décimo terceiro salário. Conforme os denunciantes, há servidores que receberam a mais e outros que receberam a menos.
É o caso de uma servidora que atua há mais de 10 anos na pasta e que preferiu não se identificar. À reportagem, ela contou que recebeu cerca de R$350 a menos do que deveria receber. Outro problema destacado é a maneira com que os servidores estão sendo tratados.
“O que mais tá incomodando, além de receber a menos, é procurar o RH do Hospital Geral e ouvir que a Sesau já está ciente do erro, que não pode fazer nada e que os servidores é que devem entrar com um requerimento. Somos mais de quatro mil servidores. Se houve um erro na folha, foi um erro grande. Não estamos falando de um setor, mas de uma secretaria”, disse.
A denunciante explicou que, uma vez, precisou entrar com um requerimento para contestar uma falta indevida e só recuperou o dinheiro três meses depois.
“A solução que se espera de uma gestão competente é verificar o erro, fazer uma folha extra no próximo mês e pagar a diferença, por exemplo. Quando recebemos a mais, eles mesmos identificam e retiram. Agora, quando pagam menos, querem requerimento? É o mesmo que botar a culpa no servidor”, falou.
OUTRO LADO – Em nota, a Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde informou que já entrou em contato com a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração para a solução. Esclareceu ainda que os servidores que estiverem com problemas quanto ao 13º salário podem procurar os Recursos Humanos da Sesau para o acompanhamento da situação.