Servidores do Núcleo de Reabilitação Física (Nerf) procuraram a FolhaBV para denunciar um suposto caso de assédio moral que estaria sendo cometido pela gestão administrativa da unidade.
Por meio de uma carta enviada à Redação da FolhaBV, o denunciante diz que a gestão por diversas vezes expôs servidores a situações constrangedoras e humilhantes. Segundo ele, vários servidores tiraram licença médica por problemas psicológicos.
“Alguns (servidores) fazem o uso de medicamento por causa da pressão psicológica que ela [a gestora] muitas vezes submete os servidores, por meio de cobranças excessivas, humilhação e superioridade”, contou o servidor que preferiu não se identificar por medo de represálias.
Ele continuou, “já ouvimos dela que esses servidores ficam doentes por tudo, é muita fragilidade. Estão muito mal acostumados, vou cortas as asinhas deles. Ela disse isso com tom de deboche”, disse.
Por conta da pressão, vários servidores já saíram da unidade. “Eles não suportaram a perseguição e buscando preservar a sua saúde mental acabaram saindo de lá”, explicou.
“Ela sobrecarrega os servidores com tarefas, atribuições muitas vezes impossível de serem realizadas. Se o servidor diz que tem dificuldade para fazer, ela menospreza, o tom é de deboche, a grosseria, a relação de poder prevalece”, contou.
Ainda segundo o relato, a Ouvidoria do SUS, RH da Sesau e a própria secretaria de Saúde Cecília Lorezon tem conhecimento das denúncias, mas nada foi feito.
“Foi prometido que seria feito alguma coisa em relação a essa denúncia. Houve apenas uma reunião para que os servidores fossem ouvidos, porém todos aqueles que se posicionaram contra o modo autoritário foram perseguidos. Estamos fazendo essa denúncia porque já esgotamos nossas vias administrativas e ninguém fez nada”, finaliza a denúncia.
Outro lado
A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que informou que não há assédio moral contra os servidores públicos lotados no Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro.
Foi realizada uma análise e redimensionamento dos servidores do Núcleo, foi constatado que muitos deles não desenvolviam atividades em prol e benefício dos usuários do SUS.
Dessa forma, o NERF foi reestruturado com a finalidade de aprimorar o atendimento ao público, deixando mais eficaz e prioritário, com notável melhoria na rotina.
A Sesau acrescenta ainda que os servidores insatisfeitos com a medida administrativa foram realocados em outros setores, por iniciativa própria.