Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 30 servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei) realizaram na manhã desta segunda-feira, 19, uma manifestação em frente à sede da instituição.
A principal reivindicação é a permanência do coordenador Rômulo Pinheiro, que pediu exoneração na última semana. Além de respeito e valorização dos servidores.
De acordo com uma das manifestantes, que não quis se identificar, os servidores realizam um trabalho bem feito e executado com dificuldade.
“A população precisa entender que nós somos atenção básica, trabalhamos com o que o SUS preconiza. Fazemos além dos nossos esforços aqui entro”, explicou.
Além disso, a manifestante destacou que algumas lideranças indígenas realizam denuncias a nível nacional contra os servidores. O que pode ter contribuído para o pedido de exoneração do coordenador.
“Nós não aceitamos a retirada de uma pessoa que está dando resultado, bons frutos na Dsei e valoriza o servidor. Não é que não possa vir outra pessoa, mas queremos a continuidade do serviço. Esse é o protesto do basta”, destacou.
Além dos servidores, algumas lideranças indígenas também estiveram em apoio ao protesto.
A reportagem entrou em contato com a Dsei e aguarda retorno.