Cotidiano

Servidores do IFRR bloqueiam RR-342, no Amajari, em protesto

Ontem pela manhã, funcionários e alunos do campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) realizaram um bloqueio na rodovia estadual RR-342, que liga a Vila Brasil com a instituição. O motivo é o estado deplorável em que a estrada se encontra. O interesse é chamar a atenção do poder público para reivindicar melhorias do acesso.

Segundo o contador do IFRR, Marcos da Silva, as condições são lamentáveis e o tráfego é inviável. “Há buracos por toda parte, temos prejuízos quanto à suspensão dos automóveis e com os pneus que desgastam ou furam. É necessário o asfaltamento”. Conforme ele, muitas pessoas estão sendo prejudicadas. “Agricultores e moradores estão insatisfeitos. Também informamos sobre o assunto ao presidente da cooperativa de táxi da região, e ele está aderindo à reivindicação”, completou.

Outro tópico é referente à segurança do local, principalmente aos que estudam à noite. “A iluminação do trecho é muito importante para evitar acidentes. Muitos alunos vêm a pé”, relatou. Recentemente, por conta da escuridão, um grave acidente não ocorreu por pouco. “Uma funcionária quase atropela um ciclista (estudante). Não há sinalização ou iluminação, tudo fica escuro. Assim, o perigo é muito grande”, completou o contador.

PREFEITURA – Segundo um representante da Prefeitura do Amajari, Marcos da Silva, a rodovia RR-342 foi recuperada em 2013, da Vila Brasil até a balsa da Aparecida. “Já tapamos buracos, jogamos cascalhos e fizemos raspagem. No entanto, em épocas de chuva, acontece de novo. O certo é asfaltar”, relatou.

Segundo ele, os vereadores fizeram ofício para o Governo do Estado, deputados federais e senadores. “O projeto voltado a essa questão está feito e foi encaminhado para angariar recursos do governo federal. Portanto, estamos esperando recurso. Não há maquinários disponíveis para realizar essa atividade. Todas as providências estão sendo tomadas na medida do possível”, disse.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o secretário estadual de Infraestrutura, Flamarion Portela, esteve reunido com a reitoria do IFRR-Amajari, quando ficou acordado que a Seinf fará o asfaltamento de dois quilômetros de estrada, partindo da sede do município até o instituto, ainda este ano. “A equipe técnica está trabalhando para tomar as providências após o término do período do inverno”. Quanto à iluminação na estrada, esclareceram que este serviço é de responsabilidade do Município. (B.B)