Cotidiano

Servidores do Jundiá paralisam atividades

Pessoal do setor administrativo afirma que está desde o dia 03 com diárias atrasadas, por isso decidiram protestar

Servidores do setor administrativo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que atuam em regime de plantões no Posto Fiscal do Jundiá, localizado no Município de Rorainópolis, Sul do Estado, iniciaram, na manhã de ontem, uma paralisação de advertência em razão de atrasos no pagamento de diárias aos trabalhadores. Conforme os servidores, os valores das diárias deveriam ser repassados antes do deslocamento do funcionário à unidade fiscal, mas isso não está ocorrendo.
Em conversa com a Folha, um dos funcionários relatou que a paralisação foi uma forma de chamar a atenção acerca do problema. Segundo ele, o repasse da diária está em atrasado desde o dia 03 desse mês e a previsão inicial da secretaria era de que tudo estaria resolvido até o dia 10, o que não ocorreu. “Passada a data que eles nos deram, nós entramos em contato com o Tesouro da Sefaz e o que me foi informado era que não havia previsão para pagamento”, disse.
Os trabalhadores dizem que podem estender a paralisação por mais tempo caso não haja uma resposta positiva do órgão. “Infelizmente, a secretaria não vem cumprindo com sua palavra. Nosso sentimento é de desmotivação. É como se não valorizassem o nosso trabalho. É inaceitável que a Sefaz continue dizendo que não tem dinheiro para pagar funcionário. A nossa diária é de R$ 60,00, bem abaixo do que a Prefeitura de Boa Vista cobra, que é de R$ 120,00. Estamos transmitindo a decisão para os outros servidores até que a situação se resolva”, afirmou.
GOVERNO
A Secretaria de Comunicação informa que, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), não existem diárias em atraso. Comunica ainda que, dos 12 servidores que trabalham no Posto de Fiscalização do Jundiá, localizado na BR 174, no Sul do Estado, apenas “um” teve problemas no pagamento, mas em decorrência da falta de prestação de contas por parte deste servidor que é citado na reportagem.
“Informamos ainda que no último dia 10, todas as diárias foram depositadas na conta dos funcionários e que o valor deste recurso, é estabelecido pelo decreto de número 8.789-E/2008, que trata dos valores das diárias de todos os servidores do Estado de Roraima, sem diferenciar a Secretaria”, diz a nota.