Cotidiano

Servidores municipais promoverão semana de protestos em Boa Vista

A categoria pretende pressionar o Executivo Municipal a encaminhar o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações para Câmara Municipal para votação

Ao deliberar sobre uma possível greve na manhã desse sábado, dia 06, os servidores municipais resolveram tentar, até a próxima sexta-feira, dia 12, uma sinalização positiva em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria. Além do agendamento da nova assembleia, a classe pretende realizar uma série de protestos pacíficos na tentativa de pressionar o Executivo Municipal a encaminhar o Projeto de Lei para Câmara Municipal para votação.
Segundo a presidente do Sitram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista), Sueli Cardozo, a classe pretende realizar protestos pacíficos, explicitando a indignação dos trabalhadores que almejam a apreciação de seu PCCR. “O primeiro protesto foi feito domingo, durante o desfile de 7 de Setembro e outros serão realizados durante a semana para tentar sensibilizar toda a sociedade em prol da nossa luta”, destacou.
Segundo ela, durante a assembléia, será apresentado, aos servidores municipais, o andamento das cobranças junto à Prefeitura e só então será decidido se haverá greve, paralisação ou se a opção será esperar até o mês de novembro.
A Prefeitura de Boa Vista garante que o plano está sendo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, com previsão de conclusão somente para o mês de novembro. A justificativa é que a mesma decidiu entregá-lo após as eleições a fim de contribuir com a lisura do pleito e evitar que ocorra qualquer infração às normas eleitorais.
Mas os trabalhadores acreditam que com a proximidade do final do ano legislativo, quando aumenta a demanda de projetos a serem votados na Câmara, a categoria pode virar mais um ano sem sua causa atendida.
O assunto foi motivo de uma greve realizada em fevereiro deste ano, que só foi suspensa sob a promessa da Prefeitura de que o PCCR seria elaborado e entregue em julho, o que não ocorreu. (Y.L)