Cotidiano

Servidores terceirizados do IFRR reclamam de atraso no pagamento

Os funcionários alegam que se reuniram com representantes do departamento financeiro da unidade de ensino e da empresa e não obtiveram uma resposta concreta sobre o assunto

Um grupo de cerca de 30 servidores terceirizados que atuam na área administrativa no campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFFR) denunciaram atraso no pagamento de quase dois meses.

Os funcionários alegam que na manhã de ontem, 24, se reuniram com representantes do departamento financeiro da unidade de ensino e da empresa e não obtiveram uma resposta concreta sobre o assunto.

“Não deram nenhum posicionamento, disseram que não tem previsão, nem passaram nada concreto sobre o que está ocorrendo pra estar esse tanto de tempo sem receber. A empresa não passou nada pra gente muito menos o setor financeiro do Instituto Federal”, informou Elisoneide da Silva.

“Nos primeiros meses que a empresa fechou o contrato, ela pagou tudo certo, tudo dentro da lei, depois tudo começou a desandar. A empresa é de Rondônia e a representante dela em Roraima participou da reunião, só que ela não deu nenhum posicionamento”, relatou.

A funcionária disse ainda que os servidores também tentaram contato por várias vezes através dos telefones e e-mail da empresa com sede em Porto Velho e não obtiveram retorno.

Conforme Daniele Minorrara, os servidores estão mantendo as finanças com a ajuda de amigos e familiares. “A gente recebe ajuda um pouco de cada e isso nossas contas só aumentando, correndo juros. Eu pago boleto de faculdade, eu pago a luz, eu cuido do meu pai que é deficiente. A gente não tem mais condições. Nós queremos que seja tomada uma decisão em relação a isso, queremos acionar o Ministério Público Federal (MPF)”, reclamou.

Os servidores informaram ainda que caso não tenha uma posição sobre o assunto, o último recurso seria a paralisação de serviços.

OUTRO LADO

Em resposta à denúncia sobre o atraso no pagamento dos funcionários terceirizados, a Diretoria de Administração e Planejamento do IFRR reconhece que somam-se dois meses sem recebimento de recursos e que até o presente momento não há previsão para o repasse.

Segundo o instituto, o atraso aconteceu em virtude da demora no repasse do recurso por parte do Governo Federal.

“O IFRR enfatiza que o repasse em tempo hábil depende do envio da nota fiscal, pela empresa ao IFRR, dentro dos prazos estabelecidos no contrato e quando esses prazos são descumpridos ocasiona o atraso. A nota fiscal geralmente é recebida pelo IFRR meados do mês subsequente ao mês faturado o que também colabora para o referido atraso”, diz a nota.

Com o objetivo de resolver o impasse, o departamento encaminhou um ofício ao Gabinete da Reitoria para que sejam tomadas as devidas providências para a resolução de tal pendência junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

A Folhaweb tentou entrar em contato por telefone com a representante da empresa em Roraima e em sua sede original, mas não obteve sucesso,