Cotidiano

Sesau afirma que prioriza TFD em vez de prontuários para DPVAT

Em relação à matéria “Vítimas de trânsito não conseguem prontuário para pedir DPVAT”, publicada na edição de ontem, a direção do Hospital Geral de Roraima (HGR) esclareceu, em nota, que o crescente aumento no número de acidentes de trânsito reflete no aumento das demandas por prontuários, gerando uma sobrecarga no setor.
Segundo o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do HGR, só no primeiro semestre desde ano, foram registrados 6.606 atendimentos por acidentes de trânsito, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerados somente os acidentes envolvendo motocicletas, o crescimento foi ainda maior: de 4.319 no primeiro semestre de 2013 para 5.086 vítimas neste ano, um aumento de 17,5% na demanda.
Conforme a Sesau, diante da sobrecarga, o setor tem de priorizar demandas consideradas mais urgentes, como os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD) e solicitações judiciais. “Ainda assim, o setor tem conseguido atender às solicitações em um prazo médio de 45 dias, a contar da solicitação, quando o período para fazer o pedido de indenização pelo DPVAT é de até três anos, a contar da data do acidente”, frisou.