A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite desta terça-feira, 28, o primeiro caso positivo para Influenza H3N2 em Roraima.
De acordo com a Sesau, o exame de confirmação foi emitido pelo Lacen/Roraima (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), e apresenta o registro positivo para Boa Vista, em uma mulher, recém chegada de viagem, na qual apresentou sintomas gripais e procurou o HGR (Hospital Geralde Roraima Rubens de Souza Bento), onde foi notificada e, posteriormente, realizado o Painel Viral Respiratório, sendo confirmado para Influenza A (H3N2).
A paciente encontra-se bem de saúde e segue sendo monitorada. A equipe municipal será responsável por acompanhar e concluir a vigilância epidemiológica.
A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, emitiu Nota de Alerta Nº 06 para todos os municípios, informando sobre a circulação do vírus influenza A no Estado.
Na Nota de Alerta foi feita a orientação para os profissionais de saúde quanto à notificação de possíveis casos, bem como a orientação sobre a importância de intensificar a vacinação contra a influenza e alertar a população sobre as medidas de prevenção.
A Sesau ressalta que a vigilância da Influenza, conforme preconiza o Ministério da Saúde, é feita pela vigilância sentinela de Síndrome Gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
No Estado, o Hospital Geral de Roraima e o Hospital da Criança Santo Antônio são as unidades sentinelas incluídas para o monitoramento.
A Sesau reforça ainda que tem disponibilizado para todos os municípios vacinas contra influenza para acelerar a imunização da população.