A Sesau (Secretaria estadual de Saúde), firmou convênio com o IEL-RR (Instituto Euvaldo Lodi). O contrato foi assinado nesta quarta-feira, dia 30, e oferecerá 200 vagas de estágio.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, a iniciativa atende à preocupação com os jovens que estão fora do mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Ana Lúcia Figueirêdo, inicialmente serão oferecidas 200 vagas de estágio, em diversas áreas de níveis superior e técnico, entre elas, Direito, Administração e Contabilidade.
“Após a assinatura, será feita a publicação no Diário Oficial do Estado, e a partir daí, serão iniciadas as etapas do processo. A Sesau vai apresentar a demanda, e o IEL vai fazer a seleção. A nossa expectativa é que eles já estejam atuando ainda em outubro”, complementou.
A superintendente do IEL, Lídia Coelho Tavares, destacou: “Quem ganha com isso são os jovens, que vão ter a esperança de conquistar um emprego; a instituição que vai receber profissionais em fase de crescimento profissional e a sociedade que perceberá o resultado no futuro”, disse.
REQUISITOS
Os interessados em uma vaga de estágio para o nível superior deverão estar regularmente matriculado a partir do 5º semestre, em curso de nível superior, em área relacionada com as atividades, programas, planos e projetos desenvolvidos pela Sesau, além de estarem frequentando efetivamente o curso, como também, terem aptidões necessárias ao estágio, habilidade na área de informática, e, preferencialmente, idade mínima de 18 anos e disponibilidade para estagiar em regime de 30 horas semanais.
Os interessados em uma vaga de estágio para nível técnico, deverão estar regularmente matriculados a partir do 2º semestre, em curso de nível técnico; estar frequentando efetivamente o curso, ter habilidade na área de informática, e, preferencialmente, idade mínima de 16 anos e disponibilidade para estagiar em regime de 20 horas semanais.
“Após a publicação do DOE, a Sesau será informada pelo IEL em relação aos prazos de entrega de documentação, análise de curriculum e finalização do cadastro, mas todas as etapas do processo serão divulgadas pela Sesau”, salientou.
LEI
O estágio é assegurado pela Lei Federal 11.788/08, que regulamenta a utilização desse serviço. Nela constam as diretrizes e normas que devem ser seguidas pela instituição contratante.
Segundo a legislação em vigor, estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Com informações da Secom-RR