Cotidiano

Sesau realiza neste sábado o Dia D de combate a dengue e chikungunya

Por indicação do Ministério da Saúde, o próximo sábado, 6, será marcado por um Dia D no combate à dengue e febre chikungunya em todo o país.
Em Roraima, as ações de combate vem sendo realizadas desde 8 de outubro, e nesta sexta-feira, 5, serão apresentados os resultados da força-tarefa realizada para conter a infestação pelo Aedes aegypti no Estado.
O balanço será apresentado no auditório do Corpo de Bombeiros, na avenida Venezuela, no bairro Pricumã. A reunião envolverá prefeitos e secretários municipais de saúde, para apresentação dos resultados e envolvimento da Defesa Civil Estadual no combate às endemias. A reunião será aberta à imprensa, a partir das 9h.
Participaram desta ação Corpo de Bombeiros/Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana Municipal, 6º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), Polícia Militar e 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.
“Em todo o país, haverá o dia D para combate à dengue e chikungunya no sábado, mas como essa ação já vinha sendo realizada desde outubro, optamos por antecipar esse Dia D para sexta-feira, com a apresentação das ações realizadas e conscientização da população”, explicou o gerente do Núcleo de Controle da Dengue e Febre Amarela, Joel Lima.
Em Roraima, devido a alta infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, aliado a fatores como a transmissão de dengue, notificação de casos importados de chikungunya, epidemia de dengue e transmissão de chikungunya na Venezuela e Guiana Inglesa, a Sesau, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), elaborou uma ação de retirada de criadouro do mosquito transmissor das duas doenças em todos os bairros da capital.
Em 18 de agosto, a Sesau decretou estado de alerta para as duas doenças e, desde então, iniciou a montagem de ações necessárias de investigação e controle vetorial. Diante da necessidade de mais pessoal, a Sesau começou a buscar parceiros, momento em que instituições se juntaram à ação.
Para a realização das ações, os bairros da cidade foram aglutinados em cinco setores, onde os agentes entraram de casa em casa para fazer a retirada de lixo doméstico, bem como quaisquer possíveis criadouros do mosquito transmissor, além de realizarem um trabalho de sensibilização junto à população.
DEPÓSITOS
O mutirão de combate à dengue e chikungunya retirou 135.536 depósitos que serviriam como criadouro do mosquito transmissor. Foram visitados todos os bairros de Boa Vista, sendo eliminados 100.833 criadouros. Segundo a CGVS, até o momento foram confirmados 10 casos da febre chikungunya em Roraima.
No que diz respeito à dengue, a transmissão é considerada baixa, mas um fator que chamou a atenção nos últimos meses foi a reintrodução tipo 3, após quase sete anos sem circulação no Estado.
Fonte: Ascom-Sesau