Após a denúncia de médicos ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de que os respiradores da UTI do Hospital Geral de Roraima estão sem o filtro Hepa, aumentando o risco de contaminação entre os profissionais, foi realizada uma reunião por meio de videoconferência entre o Conselho e o secretário de Saúde, Olivan Júnior, na última sexta-feira, 15.
De acordo com a presidente do CRM, Rosa Leal, durante a reunião o secretário se comprometeu em resolver o problema o mais rápido possível.
“A reunião foi bastante proveitosa, e o secretário deu garantia de que os filtros serão adquiridos o mais rápido possível, nem que para isso seja necessário falar diretamente com o Ministro da Saúde”, contou.
Ainda de acordo com Rosa Leal, durante a reunião também foi solicitada a contratação de mais profissionais para as unidades hospitalares.
“Estamos preocupados com essa situação por que os profissionais estão adoecendo e com isso o sistema de saúde está colapsando. No sábado, 16, tivemos outra reunião e hoje o Governo lançou o edital para a contratação de médicos e fisioterapeutas, isso já é um avanço”, acrescentou.
OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde) informou, por meio de nota, que tem trabalhado incansavelmente para regularizar o abastecimento de insumos nas unidades hospitalares do Estado, incluindo o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
Esclareceu que, por meio da CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica), a Secretaria esclarece que realizou o levantamento das necessidades e deu início a compra dos filtros, uma vez que trata-se de itens que podem ser adquiridos posterior aos ventiladores mecânicos.
“A compra foi providenciada por meio de uma ata de registro de preço aberta pela Pasta. A expectativa é que a empresa vencedora comece a fornecer os itens a partir desta semana. Os filtros adquiridos atenderão a demanda dos 50 ventiladores comprados pelo Governo Estado, com recursos próprios, bem como darão suporte aos equipamentos já existentes no HGR”, diz trecho da nota.
“É importante ressaltar que o Estado de Roraima recebeu a doação de 10 leitos de UTI do MS (Ministério da Saúde), que incluem ventiladores mecânicos. Estes leitos já estão sendo utilizados no Hospital”, concluiu a Sesau na nota.