A nova onda de Covid-19 motivou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) a suspender a presença de acompanhantes de pacientes em algumas alas do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. A medida visa resguardar a saúde de pacientes e servidores.
A proibição vale para o centro cirúrgico e os blocos das Margaridas e Girassol. Na ala das orquídeas, onde ficam as gestantes em pré-parto e na ala de observação, o acompanhante será chamado quando a paciente for para a sala de parto, mas será obrigado a apresentar o cartão de vacina com o esquema vacinal completo.
“Estamos tomando essa medida para evitar o surgimento de novos casos e para frear o contágio da doença. É importante que todos os protocolos de Saúde sejam cumpridos para que possamos o quanto antes sair dessa situação. Até lá, peço que quem ainda não se vacinou, procure um ponto de vacinação e garanta a sua proteção”, disse o governador Antonio Denarium (Progressistas).
O livre acesso aos bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) será somente para as mães internadas na casa da gestante, das 11h09 às 12h, também sendo obrigatório apresentar o cartão de vacina com o esquema vacinal completo.
O acompanhante só terá acesso aos demais blocos se apresentar o cartão de vacina com esquema vacinal completo e cumprir com os protocolos exigidos pelas autoridades de Saúde, como uso obrigatório de máscara e não possuir nenhum sintoma de doença respiratória e febre.