Depois de anunciar o fechamento de 31 superintendências regionais, 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento bancário em todo o País, o Banco do Brasil anunciou a criação de um plano de incentivo à aposentadoria e que vai focar no atendimento digital. Em Roraima, as agências da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e da avenida Capitão Júlio Bezerra serão fechadas no próximo ano.
A estratégia do Banco para diminuir o efetivo e não prejudicar os funcionários é promover a redução de 9.300 vagas no quadro de pessoal. Para isso, lançará o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para até 18 mil pessoas que já reúnem condições para aposentarem-se. A adesão à iniciativa é voluntária.
“Será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários, a depender do tempo de Banco, entre 15 e 30 anos completos”, informou. O Banco possui 229 funcionários em Roraima e sete fazem parte do público potencial do Plano de Aposentadoria.
Em relação ao atendimento aos clientes, o Banco pretende incentivar a utilização da rede digital. “Uma das estratégias é a ampliação de serviços digitais, que prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais. Essas unidades já atendem a 1,3 milhão de clientes e a expectativa é de chegar a 4 milhões até o final do próximo ano”, afirmou.
De acordo com a instituição financeira, os clientes do atendimento digital mostram-se mais satisfeitos e consomem até 40% mais produtos e serviços bancários. “O novo modelo também é mais eficiente. Um gerente de contas consegue gerenciar um número 35% maior de carteiras de clientes, se comparado ao atendimento nas agências físicas”, afirmou.
As transações bancárias realizadas em canais de atendimento físicos estão em redução. “O aplicativo do Banco para celular já conta com 9,4 milhões de clientes que realizam cerca de 1 bilhão de transações bancárias por mês, ou 40% do total. Outros 27% são realizadas pela internet”, informou. A expectativa do Banco é que o número de clientes que utilizam o aplicativo para celular chegue a 15 milhões até dezembro do próximo ano.
ECONOMIA – Com a reorganização de suas unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria.
CLIENTES – O encerramento das agências e demais medidas que ocorrerão em 2017, conforme o Banco do Brasil, será precedido aos clientes por meio do site www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.
O Banco também disponibilizou telefones exclusivos para atendimento aos clientes que tenham dúvidas sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas, e 0800 729 5281 para empresas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
“A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta”, ressaltou o Banco. (B.B)