Sete municípios de Roraima receberão canais de TV digital pelo programa Brasil Digital

As cidades beneficiadas em Roraima são Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz

A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações (MCom), visa ampliar o acesso a transmissões de emissoras públicas e legislativas em todo o país. (Foto: Reprodução/ Freepik)
A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações (MCom), visa ampliar o acesso a transmissões de emissoras públicas e legislativas em todo o país. (Foto: Reprodução/ Freepik)

Sete municípios de Roraima receberão canais de TV digital por meio do programa Brasil Digital. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações (MCom), visa ampliar o acesso a transmissões de emissoras públicas e legislativas em todo o país. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

As cidades beneficiadas em Roraima são Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz. Nessas localidades, serão instaladas estações de transmissão que permitirão à população acessar os sinais da TV Brasil e das redes legislativas, como TV Câmara e TV Senado. Em alguns casos, as transmissões também incluirão emissoras de câmaras municipais e assembleias legislativas.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o programa busca levar informação de qualidade a regiões com pouca oferta de emissoras. “Nossa missão é levar sinal digital para, principalmente, a população que conta com pouca oferta de emissoras. É uma política pública que leva informação de qualidade, cultura e entretenimento ao povo brasileiro”, afirmou o ministro.

A Secretaria de Políticas Digitais, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Anatel, tem trabalhado desde o ano passado para expandir a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O programa conta com um orçamento total de R$ 250 milhões para os próximos três anos, recursos provenientes do Novo PAC e do processo de digitalização da televisão no Brasil.

As instalações serão realizadas pela empresa Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos, vencedora do processo licitatório, com apoio de uma segunda empresa que receberá recursos oriundos do leilão do 5G. As estações serão alocadas em locais disponibilizados por órgãos públicos e poderão ser compartilhadas com outras emissoras, públicas ou privadas, desde que haja capacidade ociosa.

Ainda segundo a Secom, o programa Brasil Digital é também uma ferramenta para promover a diversidade e o pluralismo na comunicação, fortalecendo a democracia no país. O objetivo é dobrar a Rede Nacional de Comunicação Pública e triplicar a rede de emissoras de rádio FM vinculadas ao sistema, caso todas as estações sejam instaladas conforme o planejado.