Cotidiano

Shoppings terão que limitar a entrada de clientes na reabertura

Essa e outras medidas visam evitar a contaminação do novo coronavírus

Dentre as atividades comerciais que vão reabrir durante a primeira fase do plano de retomada econômica, previsto para dia 20 de julho, estão os shoppings centers. Porém, a volta das atividades nestes locais deverá obedecer aos requisitos de saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus.

Conforme o plano, elaborado pela Prefeitura de Boa Vista, os shoppings deverão limitar o acesso de clientes dentro do ambiente, para manter a distância mínima de 2 metros entre cada pessoa e controlar o fluxo de consumidores que entram e saem das lojas. A lotação máxima será de acordo com as Instruções Normativas da Vigilância Sanitária.

Além disso, a limpeza interna será reforçada e a cada 2 horas os elevadores serão higienizados. As escadas rolantes a cada 1 hora. Será delimitado ainda o uso de bancos e mesas nas aéreas comuns, respeitando o distanciamento social. Estabelecimentos deverão adequar as cancelas e equipamentos de entrada de veículos para não ser necessário o contato físico para recebimento do ticket. O plano ainda prevê a elaboração de campanhas de comunicação que transmitam os requisitos de segurança para os lojistas e consumidores.

Essas mesmas regras e outras também deverão ser seguidas pelos cinemas, bares e restaurantes dentro do espaço do shopping. No entanto, os estabelecimentos de venda de alimentos só irão funcionar na terceira etapa da reabertura do comércio, possivelmente, em agosto.