O Instituto Boa Vista de Música (IBVM) preparou dois eventos neste fim de semana, sendo um nesta sexta-feira, 25, na Praça do Mirandinha, e o último no domingo, 27, no Parque Germano Augusto Sampaio. A intenção é reunir as pessoas para ouvir uma boa música num espaço agradável.
O primeiro evento será o show dos músicos Serginho Barros e Zeca Preto, um espetáculo inédito que terá no repertório canções conhecidas do movimento Roraimeira. Em especial aquelas em que ambos os artistas dividiram as composições, como Meu Curumim, Amor de sexta-feira e Maluquice d´Alma, que foram feitas há 20 anos, no início da parceria da dupla.
“Eu e o Zeca já dividimos os palcos muitas vezes, normalmente eu sendo músico na banda de apoio. Mas esta será a primeira vez em que faremos um show como este. Lá cantaremos nossas canções. É um espetáculo que pensamos há muito tempo e que agora será realizado”, afirmou Serginho, que também é presidente do IBVM.
Seguindo a programação, no sábado, 26, a Banda Municipal estará na abertura da Marcha Para Jesus 2015, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat. Na ocasião, os músicos vão entoar o Hino de Boa Vista, além de interpretar canções clássicas e contemporâneas do meio cristão.
E no domingo, 27, ocorre o Concerto Sinfônico da Banda Municipal, que vai contar com um repertório eclético que reúne canções nacionais e internacionais. “Vamos entoar canções que ficaram conhecidas na voz de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Frank Sinatra. Será um evento todo especial, voltado para a comunidade”, explicou o maestro Francisco Carlos Felício.
A Banda Municipal conta com 40 instrumentistas dispostos entre os naipes de cordas, sopro, metais e percussão, além de dois maestros. Do grupo também surgiu a Banda Realce, composta por jovens músicos que interpretam canções populares nos diversos estilos, como MPB, jazz, blues e pop rock.
Agenda cheia de eventos gratuitos – De acordo com Serginho Barros, a intenção do IBVM é ocupar sempre os espaços públicos divulgando cultura, boa música e uma nova perspectiva à comunidade. Para isso, até o fim do ano está prevista uma agenda lotada de eventos em toda a capital.
“Nosso lema é ‘Música para um mundo melhor’. Nós queremos estar sempre nas praças, nas ruas e nos demais espaços públicos, difundindo esta ideia, pois a música transforma, muda a concepção e o caráter do indivíduo. E nossa intenção é sempre influenciar as produções artísticas e contribuir para uma melhor educação musical na sociedade”.
Na programação para os próximos meses está mais uma edição do Igarapé Musical, marcado para o dia 3 de outubro, na Praça do Mirandinha; Novembro Musical, que vai contar com uma série de eventos como shows, oficinas e workshops musicais. Entre eles, o Festival Internacional de Violões na Floresta Amazônica e o IBVM Jazz Festival, que no ano passado reuniu músicos de Manaus, Portugal, Espanha e Venezuela.