SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2023

Simulação de acidente de trânsito promove conscientização sobre direção segura

Simulação ocorreu na Avenida Ville Roy e contou com mais de 70 envolvidos, entre eles, agentes da saúde e segurança pública e de trânsito.

Acadêmicos de medicina atuaram como vítimas do acidente. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Acadêmicos de medicina atuaram como vítimas do acidente. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Nesta sexta-feira (22), a Avenida Ville Roy foi palco de uma simulação de acidente de trânsito, um evento que contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran, SMTRAN, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu. Esta ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2023 e busca conscientizar a população sobre os riscos e consequências das atitudes imprudentes ao volante, como dirigir sob efeito de álcool ou manusear o celular.

A representação foi mais do que uma mera encenação. Além de ilustrar as consequências devastadoras de um acidente grave, a simulação serviu para demonstrar a pronta resposta e atuação dos agentes de saúde e segurança pública em situações de emergência.

“Simulação serve para avaliar tempo de resposta dos agentes de segurança e saúde” afirma Detran (Foto:Wenderson Cabral/FolhaBV)

A operação mobilizou 70 profissionais, incluindo agentes de trânsito, enfermeiros e acadêmicos do curso de medicina, que desempenharam papéis na simulação. O evento contou ainda com a presença de 19 viaturas e 2 veículos que foram usados para recriar o acidente.

Ruth Prill, agente de trânsito que atua na divisão de educação do Detran, destacou a importância da iniciativa. 

“A simulação é uma oportunidade para alinhar a coordenação entre os diferentes órgãos, garantindo excelência na resposta a situações de emergência. Posteriormente, faremos uma avaliação conjunta para identificar possíveis áreas de melhoria”, explicou Ruth. 

Ruth reforçou a mensagem central da simulação: “Queremos mostrar à população que os acidentes são uma realidade e, infelizmente, podem ser fatais.”

A expectativa é que essa iniciativa cause impacto e reflexão entre os motoristas, incentivando práticas de direção mais seguras e conscientes nas ruas e estradas de Roraima.