Cotidiano

Sindicato fecha agência do BB em São João da Baliza

Sindicalistas impediram o funcionamento da única agência de São João da Baliza que atende outras cidades vizinhas

O Sindicato dos Bancários (Sindbanc) e os funcionários do Banco do Brasil (BB) de São João da Baliza, região Sul do Estado, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira, 07, para chamar a atenção e cobrar da instituição melhores condições de trabalho. A agência também atende a outras localidades da região Sul, como São Luiz do Anauá e Caroebe.

Algumas faixas foram fixadas na parte externa do local, exigindo melhorias do sistema bancário, tanto na parte de infraestrutura como de pessoal. O presidente do Sindbanc, Adauto Andrade, afirmou que é necessário investir em melhorias urgentes. “Estamos enfrentando problemas essenciais para o desenvolvimento do trabalho, como falta de profissionais, maquinários quebrados e infraestrutura em péssimo estado. Por isso, o Sindbanc tomou essa iniciativa e em protesto fechou a agência”, ressaltou.

Segundo ele, a situação atinge a população em geral. “É algo ruim para toda a sociedade, assim como para os funcionários, que não têm condição para trabalhar e proporcionar um bom atendimento ao cliente”, frisou complementando que o protesto era de alerta e as atividades recomeçam a partir de hoje. “Essa manifestação é uma maneira de tentar fazer com que o BB atenda às nossas reivindicações o mais rápido possível”.

“Nós enviamos um ofício no início da semana passada informando sobre a situação. Os responsáveis disseram que iriam nos enviar uma resposta até a quinta-feira, 03, mas até o momento não recebemos”, destacou o presidente. “Não podemos ficar nessa situação. Estamos com déficit de funcionários, com os caixas eletrônicos sem funcionar, além da infraestrutura e mobília precárias, com portas quebradas e falta de segurança”.

Andrade pediu compreensão por parte da população com relação à paralisação dos serviços. “Agradeço a todos os habitantes de São João da Baliza, que estão apoiando as nossas reivindicações, sabendo que a melhoria é tanto para os funcionários como para eles”.

BB – Em nota, a Superintendência do Banco do Brasil informou à Folha, que estranhou a atitude do Sindicato dos Bancários em tomar a decisão de interromper o atendimento à população, impedindo a entrada dos servidores no prédio.

Destacou que já teria acertado o atendimento às reivindicações sobre as melhorias na agência de São João da Baliza. “Encaminhamos cadeiras novas, computadores e dois terminais de atendimento, bem como na próxima semana ocorrerá à manutenção na porta giratória”, afirmou.

“Em breve estaremos colocando em funcionamento mais um terminal de atendimento e fazendo outros reparos na agência. Assim, vamos melhorar o atendimento aos clientes”, destacou, acrescentando que não seria necessária esta atitude do Sindbanc. (B.B)