Cotidiano

Sindicato realiza campanha solidária para garçons e auxiliares

Freelancers que atuam como garçons e auxiliares de cozinha foram os que mais afetados pela pandemia

Com o isolamento social, muitos bares e restaurantes precisaram se adaptar a falta de clientes e muitos deles precisaram dispensar seus funcionários. Os freelancers que atuam na area de bares, hotéis e restaurantes foram os que mais foram afetados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos trabalhadores de bares e hotéis e restaurantes de Roraima, Eledilson Bahia, além dos empresários, foram os diversos segmentos que passam por dificuldades durante a crise do coronavírus, eles entres garçons, chefe de cozinha, auxiliar de cozinha, churrasqueiros, panificadores entre outros.

“Eles foram a primeira classe a serem afetadas, houve uma redução de 40% no setor de gastronomia, quem tinha 30 trabalhadores trabalhando em um restaurante conseguiu manter apenas oito, por exemplo, houve muitas demissões e o sindicato conseguiu atuar na intermediações com a suspensão de trabalho, redução de escala de serviços” explicou.

Para ajudar aqueles que precisaram ser afastados dos seus empregos, o Sindicato criou a campanha “Sem fome nesta quarentena. A gastronomia pede ajuda”. Cerca de 90 famílias já foram ajudadas com doações de cestas básicas feitas por políticos, empresários e pela sociedade civil.

“Estamos em uma situação difícil, sem data para voltar a trabalhar. E não sabemos até quando isso irá durar” ressaltou.

A campanha continua e casos quem tenha interesse em fazer as doações pode entrar em contato pelos telefones 991228038 ou 991165862. A sede do Sindicato está localizada no Terminal do Caimbé.

“Estamos funcionando com todos os cuidados possíveis, a utilização de máscaras e os produtos de higiene indicados. Aqueles trabalhadores que se sentirem prejudicados podem nos procurar para homologar acordos e para juntos superarmos esse momento difícil” explicou Bahia.