Cotidiano

Sindicatos apontam motivos para comemorar

Sindicalistas afirmam que servidores estaduais e municipais tiveram, este ano, chances reais de valorização profissional

Hoje é comemorado o Dia do Funcionário Público, data instituída no governo do presidente Getúlio Vargas por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.  Além de ser uma homenagem aos milhões de homens e mulheres que dedicam toda uma vida de serviços à população, a data propõe uma reflexão sobre o que está sendo feito para valorizá-los.

Como parte da programação festiva, o Governo do Estado assinará hoje, às 10 horas, no Parque Anauá, a mensagem governamental que enviará o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores efetivos de Roraima para a Assembleia Legislativa.

De acordo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, a assinatura do documento é considerado um marco na história dos trabalhadores estaduais, uma vez que a categoria se encontrava em desprestígio há mais de uma década.

“Durante todo esse período, os servidores do quadro geral foram esquecidos, discriminados e desprestigiados pela administração pública do Estado. Esse projeto vem corrigir uma série de injustiças que vem ocorrendo em nosso Estado, como a desproporcionalidade de remuneração dos servidores. Sendo aprovado e passando a vigorar no ano que vem, fará com que nenhum servidor público estadual ganhe abaixo do mínimo, além de assegurar vários outros dispositivos legais em favor do trabalhador”, comentou.

Segundo Figueira, caso aprovado pelos deputados, mais de quarto mil servidores do quadro geral serão beneficiados. “Nós vemos esse PCCR como uma meritocracia, uma valorização que há anos era ansiada pelos servidores. Com isso, o trabalhador passará a ter muito mais zelo com o seu trabalho, consequentemente, viabilizando que ele progrida nas suas avaliações. Nunca houve um diálogo tão positivo como o que está ocorrendo agora”, disse.  

MUNICÍPIO – A vereadora Sueli Cardozo (PT), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), disse que desde o início da administração da prefeita Teresa Surita (PMDB), em 2013, a categoria buscou entendimento para sanar uma série de situações de necessidade dos trabalhadores, obtendo êxito em alguns pontos.  

“Neste ano, nós temos muito pontos a comemorar. Conseguimos a aprovação do PCCR dos servidores, o que acabou proporcionando uma revisão em todos os planos da Prefeitura de Boa Vista. Na saúde, conseguimos avançar com a carga horária de 30 horas para os analistas, que são aqueles funcionários de nível superior. Tivemos também o retorno das 30 horas dos servidores cobertos pelo decreto municipal assinando em julho, pagamento de gratificações para os servidores da saúde e da educação, pagamento em dia dos salários dos servidores, entre outras questões”, afirmou.

“Ainda temos pontos a avançar, mas também temos muito a comemorar. As partes envolvidas nesse processo, a organização dos trabalhadores e a Prefeitura de Boa Vista dialogaram e conseguiram chegar a bons entendimentos. Eu acredito que continuaremos a melhorar nessa relação de negociação e colher bons frutos para o ano que vem”, frisou a vereadora sindicalista.

Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista realizam programações

Para comemorar o Dia do Serviço Público, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Boa Vista prepararam uma programação especial voltada para os servidores. Pelo Governo do Estado, as ações festivas estão sendo realizadas desde segunda-feira, 26.

As atividades começaram com a realização do tradicional culto ecumênico, que este ano contou com as participações do pastor Izamar Ramalho, do padre Revislande Araújo e do espírita Hermenegildo Macau. A solenidade ocorreu pela manhã no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Ontem houve a reinauguração do Palácio da Cultura, que passou este ano por uma reforma. Foram realizadas diversas ações culturais para servidores e o público em geral. Para hoje, está programada a entrega do 1º Prêmio Servidor Destaque, no Auditório do Palácio da Cultura.

De acordo com o Governo do Estado, o prêmio é voltado para servidores efetivos que desempenharam de maneira exemplar a sua função. Haverá ainda uma homenagem aos servidores aposentados, além da apresentação do Coral dos Servidores da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Nesta quarta-feira, haverá a final do Torneio Intersecretarias de Futebol que está ocorrendo desde o dia 29 de setembro. Na quinta-feira, 29, será realizada a Gincana do Servidor, evento que será realizado a partir das 16 horas no Parque Anauá. Ao todo, 17 equipes disputarão premiações que vão de R$ 3 mil à R$ 10 mil. Serão realizadas provas desportivas e recreativas, além de provas beneficentes, como a arrecadação de alimentos e doação de sangue.

Encerrando a programação na sexta-feira, 30, será realizada uma programação especial no Parque Anauá. Além do segundo dia de atividades da Gincana do Servidor, a ação oferecerá uma série de serviços, como atendimentos médicos, biblioteca infantil, expedição de carteira de identidade.

MUNICÍPIO – A Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação interna para todos os servidores. As atividades terão início às 8 horas, seguindo até as 11 horas desta quarta-feira, 28. Os servidores terão um café da manhã com direito a mesa de sinuca e tênis de mesa.

A programação inclui fisioterapia, ginástica laboral, atendimentos e avaliações individuais de saúde, com destaque a uma palestra sobre nutrição e qualidade de vida. (M.L)