Cotidiano

Sindicatos realizam ato em defesa dos direitos trabalhistas

Realizado em frente a Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no bairro São Francisco, o ato ressaltou a importância do Ministério do Trabalho e dos riscos da reforma da previdência 

Em alusão aos 88 anos de criação do Ministério do Trabalho, movimentos sindicais e organizações políticas que integram a Frente Sindical Popular e de Lutas realizaram nesta segunda-feira, 26, uma manifestação em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), situada no bairro São Francisco.  

“Diante do anúncio da extinção do Ministério do Trabalho, nós temos promovendo um ato junto à sociedade para debater a importância do órgão, da manutenção, do controle e das conquistas dos direitos dos trabalhadores”, destacou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Roraima (Sindsep-RR), José Carlos Gibim.

Além da relevância do Ministério do Trabalho na vida do cidadão, a manifestação também teve como foco os riscos que poderão ocorrer com a reforma da previdência propostas pelo futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL).

 Os sindicalistas afirmam serem favoráveis a reforma, desde que ela leve em consideração os anseios dos trabalhadores.

“Nós entendemos que é necessária a realização de uma reforma, mas não nos moldes que está sendo apresentado agora. Esse projeto tem que ser debatido com os trabalhadores, que são as pessoas que serão afetadas com essas mudanças, em nenhum momento ouve essa interlocução e a nossa maior crítica é comissões de inquérito já avaliaram que a justificativa de que a reforma é necessária para cobrir o rombo previdenciário não é verdadeira”, completou o presidente da Central Sindical e Popular CSP-Conlutas, Lourival Gomes.