Encerrando as atividades da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21, o Sistema Nacional de Empregos em Roraima (Sine) promoveu, na manhã de ontem, o Dia D de Contratação da Pessoa com Deficiência. A organizadora do evento, Angélica Duarte, disse que a ação teve como objetivo promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho.
“O Sine, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego [MTE] e demais instituições, estão realizando em todo o País esse Dia D, que trata da inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Então, o objetivo é fortalecer essa política de empregabilidade a essas pessoas, fazendo com que haja uma maior interação entre empregadores com trabalhador com deficiência”, afirmou.
Segundo ela, 347 pessoas com deficiência estão cadastradas no Sine e cerca de 20 empresas participaram do evento. Foram disponibilizadas na ocasião mais de 30 vagas em diversos setores e funções para pessoas com todos os tipos de deficiências. “Segundo o MTE, já foram empregados 53 trabalhadores com deficiência neste ano de 2015, sendo que 26% tiveram contratação efetivada. Hoje é uma data-chave, servindo como uma maneira de reforçar a questão da empregabilidade dessas pessoas no Estado, mas é válido sempre ressaltar que esse tipo de ação irá ocorrer aqui no Sine”, destacou.
Conforme a Lei 8.213/91, toda empresa com 100 ou mais funcionários deve preencher pelo menos 5% de vagas para portadores de deficiência. Para a coordenadora, o empresariado tem recorrido cada vez mais à contratação de pessoas com deficiência no Estado. “As empresas comparecem até o Sine, fazem o cadastro e automaticamente solicitam vagas para essas especialidades. Mesmo sendo um desafio, a gente nota que muitas delas estão buscando cada vez mais inserir PCD’s no mercado de trabalho e isso é muito nobre por parte delas. Eu acredito que com essa ação, nós estamos dando um grande passo, para que realmente possamos dar efetividade a essa inclusão”, disse.
Cadeirante desde os 13 anos, Nívea Rocha, 33 anos, foi uma dos vários candidatos atraídos pelas vagas de emprego do Sine. Para ela, a oportunidade promovida pelo Dia D é uma forma das empresas reconhecerem o valor e a capacidade das pessoas com deficiência. “Existem os dias alusivos, mas nós ainda enfrentamos muita dificuldade, preconceito e só assim as empresas vão realmente reconhecer a gente. Saber que a gente pode produzir pra empresa tanto quanto uma pessoa sem deficiência. Nós não somos diferentes, nós só temos as nossas limitações”, comentou.
Para concorrer a uma vaga de emprego, o interessado deve comparecer ao Sine em Roraima, que funciona de 07h30 as 13h30, na sala 26, no prédio da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabres), localizada na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, zona Oeste. (M.L)