Cotidiano

Sinter quer ouvir propostas para Educação

Educadores pretendem ouvir o que cada candidato que disputa o Governo do Estado tem como proposta para o setor educacional

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) vai organizar, no dia 11, a partir das 19h, em sua sede, um encontro entre os candidatos ao Governo do Estado e os trabalhadores em educação.  O objetivo é a exposição das propostas de governo de cada candidato para o setor.
A ideia foi apresentada na assembleia do dia 16 de agosto pelo professor Neusmar Cirino, da Escola Estadual Carlos Casadio, no bairro Cinturão Verde, e aprovada pelos presentes. “Como formadores de opinião e sabedores das deficiências da educação, pois faz parte do nosso cotidiano, temos o dever de ouvir os candidatos, sugerir propostas e depois exigir o cumprimento delas daquele que ocupar o cargo de governador em 2015”, afirmou Cirino.
O encontro está programado para ter duração de três horas. Cada candidato terá 20 minutos para fazer a exposição de suas propostas para a educação e, em seguida, os educadores terão direito a cinco perguntas escritas para cada candidato. Cada um terá três minutos para responder cada pergunta e, por fim, terá cinco minutos para as considerações finais.
Ornildo Roberto, diretor-geral do Sinter, considera importante ouvir as propostas e analisar qual a melhor para a educação e qual se harmoniza com as necessidades da sociedade. “A educação está esquecida pelo governo. Há muitas escolas completamente deterioradas. As condições de estrutura em que se encontram muitas escolas de Roraima não condizem com o orçamento que o Estado possui para a educação”, disse.
Conforme o diretor, os candidatos devem colocar em suas propostas investimentos para a reforma das escolas. “A estrutura influi diretamente na qualidade de ensino. Ninguém consegue aprender e nem ensinar, com o respeito que a educação merece, em uma escola com salas quentes, com bebedouros enferrujados, com péssima merenda e sem material nem para uma xerox”, reclama.
Até à tarde de hoje já haviam confirmado presença os candidatos Ângela Portela (PT), Hamilton Cavalcante (PSOL) e Neudo Campos (PP).