Cotidiano

Sistema de viabilidade empresarial é implantado em Boa Vista

Em princípio, o sistema funcionará apenas na Capital, devido à infraestrutura física e internet adequada para recepcionar o sistema

Uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, Estado e Sebrae-RR, assinada nesta sexta-feira, 18, resultou no termo de cooperação técnica para implantação e implementação da REDESIM em Boa Vista.

A ação visa desburocratizar e dar celeridade aos trâmites de abertura, alteração e encerramento de empresas.

A REDESIM é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pelo Governo Federal através da Lei Nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007.

Todo trâmite será feito por meio da internet, lá será possível realizar uma Consulta Prévia de Viabilidade.

Por meio dessa consulta o usuário receberá as informações e saberá se é possível abrir a sua empresa com um determinado nome empresarial no endereço especificado, diminuir o tempo e o custo para abertura de uma empresa.

A Junta Comercial irá verificar se o nome empresarial atende a legislação vigente e a prefeitura verificará se o local escolhido está aprovado para exercer a atividade econômica pretendida.

Vantagens para os empresários vão desde a entrega e arquivamento de documentos para o registro centralizado na Junta Comercial, sem necessidade de entregar toda documentação nos diversos órgãos de registro até a tramitação eletrônica dos processos via internet, obtendo redução de tempo e custo.

Com informações da Semuc